NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA DE UM PROFESSOR DE INGLÊS SOBRE AS PRÁTICAS DE (MULTI) LETRAMENTOS NAS AULAS REMOTAS E PRESENCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8752

Palavras-chave:

Narrativas (auto) biográficas, Ensino remoto

Resumo

Este artigo utiliza a metodologia narrativa (auto)biográfica para analisar como um professor de inglês da FATEC caracteriza sua prática docente no período de retorno ao ensino presencial, pós ensino remoto durante a pandemia de Covid-19.  O ensino tem se expandido para fora das instituições, ampliando a interatividade entre professores e alunos, a semiótica passa a dar significado às diversas linguagens existentes, considerando o conhecimento de diversas plataformas, redes sociais e a prática de letramento e (multi) letramento presentes no cotidiano dos professores e alunos. O objetivo foi relatar o que esse professor aprendeu, quais são seus atuais desafios e o que mudou em sua prática pedagógica ter vivido a experiência do ensino remoto online. Para tanto, por meio de sua narrativa poderemos compreender como a voz desse professor e sua experiência singular se traduzem em características universais para que outros docentes possam se identificar com a narrativa aqui apresentada e ressignificar sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Vieira, Centro Paula Souza

Mestrando, CEETEPS – São Paulo, Brasil

Helen Regiane Martinez, Centro Paula Souza

Mestranda, CEETEPS – São Paulo, Brasil

Luis Fernando Muller da Silva, Centro Paula Souza

Mestrando, CEETEPS – São Paulo, Brasil

Rodrigo Avela Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor, CEETEPS – São Paulo, Brasil

Referências

BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000.

BEHAR, Patrícia A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS — Jornal da Universidade, Porto Alegre, 6 jul. 2020. Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 15 jul. 2020.

CUNHA, M.I. da, O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

DE LAET, Paula Almeida Morato; RAMIREZ, Rodrigo Avella; FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz. ENSINO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS PELA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 1, p. 171-189, 2022.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. In: EDUCAUSE Review, 27 mar. 2020. Disponível em https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em 15 de jul. 2020.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento. Não basta ensinar a ler e a escrever, v. 1, 2005.

KLEIMAN, A, OLIVEIRA, M. do S.;. Letramento no local de trabalho: o professor e seus conhecimentos. In: Letramentos múltiplos Natal/RN: UDUFRN, 2008. p. 18

NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2 ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes de Castro. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 13., Curitiba, 2017. Anais eletrônicos [...]. Curitiba: PUCPR, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Universidade Cidade de São Paulo- UNICID São Paulo, BrasiL, 2020

PASSEGGI, NASCIMENTO e OLIVEIRA. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, n. 33, p. 111-125, 2016.

PASSEGGI, SOUZA e VICENTINI. Entre a Vida e a Formação: Pesquisa (Auto) Biográfica, Docência e Profissionalização. Educação em Revista,v.27, n.1,p 369-386, abril. 2011

PINEAU, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-açãoformação existencial. Educ. Pesqui, São Paulo, v.32, n.2, p.329-343, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a09v32n2. Acesso em: 28 mar. 2023.

RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.

RIOS, Guilherme. Linguagem e Alfabetização de Adultos: uma perspectiva crítico-ideológica. BOCC. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/rios-guilherme-linguagem-e-alfabetização-de-adultos.pdf. Acesso em: 16 set. 2022.

ROJO, Roxane. Entrevista - Outras maneiras de ler o mundo. Educação no Século XXI. -- São Paulo: Fundação Telefônica, 2013.

ROJO, Roxane, MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. – São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SCHULTZE, F. Biografy analysis on the empirical base os autobiographical narratives: How to Analyse autobiographical narrative interviews – Part 1. Module B.2.1. INVITE-Biographical counseling in rehabilitative vocational training-further education curriculum, 2007. Disponível em: http://www.biographicalcouncelling.com/download/B2.1.pdf; Acesso em: 04 jul. 2022.

SCHULTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologia da pesquisa qualitativa em educação. . Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 210-238

SOUZA, Elizeu Clementino (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2007, 372 p

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, Brian. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. [tradução Marcos Bagno]. – 1.ed - São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

UWE, Flick. Introdução à pesquisa qualitativa; tradução Joice Elias Costa, 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. (405 p.)

Downloads

Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

DOSSIÊ: (MULTI) LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS