A hospitable school
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8589Keywords:
hospitalidad; identidad y diferencia; inclusiónAbstract
Is it possible to conceive of education in another way, which is not a process of development and training for some students – those who fit into the model established by the school? Can we rebuild the school, based on the unconditional acceptance of all students? Inspired by the recreation of teaching and learning processes, based on the concepts of: hospitality in Jacques Derrida; of difference itself in Gilles Deleuze; and intellectual emancipation, according to Jacques Rancière, this text intends to give an affirmative answer to this question.
Downloads
References
BRASIL. Decreto No. 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Edições Graal.2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Tratado de Nomadologia: a Máquina de Guerra. In: Mil Platôs — capitalismo e esquizofrenia. v. 5. São Paulo, Editora 34, 1997.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2a. edição, 2010.
DERRIDA, J. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade/ Jacques Derrida [Entrevistado]. São Paulo: Escuta, 2003.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos . Acesso: 29 Jun. 2022.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.
SCHÖPKE, R. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
SERRES, M. Filosofia Mestiça: le tiers – instruit. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Maria Teresa Egler Mantoan
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND