UMA ESCOLA HOSPITALEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8589

Palavras-chave:

hospitalidade; identidade e diferença; inclusão

Resumo

É possível conceber a educação de uma outra maneira, que não seja um processo de desenvolvimento e formação para alguns alunos – os que cabem no modelo estabelecido pela escola? Podemos reconstruir a escola, com base na acolhida incondicional a todos os alunos? Inspirado na recriação dos processos de ensino e de aprendizagem, firmados nas concepções de: hospitalidade em Jacques Derrida; de diferença em si em Gilles Deleuze; e emancipação intelectual, segundo Jacques Rancière, este texto pretende dar uma resposta afirmativa a essa questão.                                                                                                                                                                             

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Biografia do Autor

Maria Teresa Egler Mantoan, Unicamp

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças – LEPED.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO