una escuela hospitalaria
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8589Palabras clave:
hospitalidad; identidad y diferencia; inclusiónResumen
¿Es posible concebir la educación de otra manera, que no sea un proceso de desarrollo y formación de unos alumnos, los que encajan en el modelo establecido por la escuela? ¿Podemos reconstruir la escuela, basada en la aceptación incondicional de todos los alumnos? Inspirada en la recreación de los procesos de enseñanza y aprendizaje, a partir de los conceptos de: hospitalidad en Jacques Derrida; de la diferencia misma en Gilles Deleuze; y la emancipación intelectual, según Jacques Rancière, este texto pretende dar una respuesta afirmativa a esta pregunta.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto No. 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Edições Graal.2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Tratado de Nomadologia: a Máquina de Guerra. In: Mil Platôs — capitalismo e esquizofrenia. v. 5. São Paulo, Editora 34, 1997.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2a. edição, 2010.
DERRIDA, J. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade/ Jacques Derrida [Entrevistado]. São Paulo: Escuta, 2003.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos . Acesso: 29 Jun. 2022.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.
SCHÖPKE, R. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
SERRES, M. Filosofia Mestiça: le tiers – instruit. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 Maria Teresa Egler Mantoan
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND