A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7830

Palabras clave:

Políticas Públicas em Educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional.

Resumen

A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, o presente trabalho surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o papel dos docentes e da escola na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais em nosso país, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA, no contexto do Centro Paula Souza. Outro aspecto examinado é a percepção discente sobre o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” proposto no itinerário formativo em questão. Assim, este artigo pretende analisar a experiência de uma Escola Técnica Estadual para investigar como os alunos percebem a importância da disciplina e sobre como compreendem a aquisição das habilidades linguísticas.

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Biografía del autor/a

Beatriz Galhardo Oliva Sanches, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Possui Graduação em Letras e Licenciatura Plena em Português/ Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão Universitária em Língua, Literatura e Ensino pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Formação de Professores de Inglês para Crianças e Adolescentes pela PUC-SP. Atua como professora no Centro Paula Souza (ETEC Benedito Storani), desde 2011. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza. É Membro da equipe da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter), área de Políticas Linguísticas e atua na coordenação da Área de Mobilidade Acadêmica desde 2020.

Helena Gemignani Peterossi , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Educação (Unicamp), mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP), pós-graduada em História e Filosofia da Educação (USP), Pedagoga (PUC-SP) e especialista em Formação Profissional (IRES-Itália). É professora desde 1973 do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( Faculdade de Tecnologia de São Paulo). É Coordenadora geral  da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e coordena os Programas de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Produtivos e em Educação Profissional. 

 

 

 

 

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) . Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie . Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS onde também atua como representante do PPG para avaliação de periódicos CAPES. É Professor de Ensino Superior da Fatec- Centro Paula Sousa. Examinador oficial Cambridge Exams. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e Linguística. 

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Publicado

2021-08-10