A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS NA MODALIDADE EJA PROFISSIONALIZANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7830

Palavras-chave:

Políticas Públicas em Educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional.

Resumo

A Educação Profissional, mais especificamente a de nível médio integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um campo marcado pela falta de regularidade, carente de estudos em que muitas questões surgem e se fazem necessárias. Neste cenário, o presente trabalho surgiu como uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o papel dos docentes e da escola na formação dos sujeitos tendo em vista seus marcos legais em nosso país, em especial as iniciativas e programas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA, no contexto do Centro Paula Souza. Outro aspecto examinado é a percepção discente sobre o componente curricular “Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional” proposto no itinerário formativo em questão. Assim, este artigo pretende analisar a experiência de uma Escola Técnica Estadual para investigar como os alunos percebem a importância da disciplina e sobre como compreendem a aquisição das habilidades linguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Galhardo Oliva Sanches, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Possui Graduação em Letras e Licenciatura Plena em Português/ Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Extensão Universitária em Língua, Literatura e Ensino pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Formação de Professores de Inglês para Crianças e Adolescentes pela PUC-SP. Atua como professora no Centro Paula Souza (ETEC Benedito Storani), desde 2011. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza. É Membro da equipe da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter), área de Políticas Linguísticas e atua na coordenação da Área de Mobilidade Acadêmica desde 2020.

Helena Gemignani Peterossi , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Educação (Unicamp), mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP), pós-graduada em História e Filosofia da Educação (USP), Pedagoga (PUC-SP) e especialista em Formação Profissional (IRES-Itália). É professora desde 1973 do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( Faculdade de Tecnologia de São Paulo). É Coordenadora geral  da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e coordena os Programas de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Produtivos e em Educação Profissional. 

 

 

 

 

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) . Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie . Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS onde também atua como representante do PPG para avaliação de periódicos CAPES. É Professor de Ensino Superior da Fatec- Centro Paula Sousa. Examinador oficial Cambridge Exams. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e Linguística. 

Referências

BARATO, J. N. Fazer bem feito: valores em educação profissional e tecnológica. Brasília: UNESCO, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Integração da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens a Adultos – PROEJA. Documento Base, 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 11 nov. 2017.

CENTRO PAULA SOUZA. Mapeamento das Escolas Técnicas – Dados Gerais, Eixos Tecnológicos e Cursos Oferecidos. Mapeamento das Unidade do Centro Paula Souza 2016 – 2º semestre. São Paulo. Disponível em <http://www.cpscetec.com.br/cpscetec/publicacoes/bdcetec/Unidades20162Semestre.pdf> Acesso em 10 de nov. de 2018.

CITELLI, A. Comunicação e educação. A linguagem em movimento. 3.ed. São Paulo: Senac, 2004.

FIGARO, R. Relações de comunicação no mundo do trabalho. São Paulo: Annablume, 2008.

MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí-SP: Paco, 2016.

MORAES, F. de; KÜELLER, J. A., Currículos integrados no ensino médio e na educação profissional: desafios, experiências e propostas. São Paulo: Senac, 2016.

MOURA, D. H.; HENRIQUE, A. L. S. PROEJA: entre desafios e possibilidades. HOLOS, ano 28, v. 2, 2012, p.114-129. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/914/536. Acesso em: 12 nov. 2017.

PETEROSSI, H. G.; MENINO, S. E. A formação do formador. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017.

PONTUSCHKA, N. N. Concepções e práticas de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos. In: MORAES, C. S. V. (Org.). Educação de Trabalhadores por Trabalhadores: educação de jovens adultos e formação profissional. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2013. p. 131-166

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-08-10