SEIS PILARES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8561

Palavras-chave:

Escola inclusiva, pessoa com deficiência, educação especial.

Resumo

Este artigo trata dos principais alicerces para a construção de uma escola inclusiva identificados em uma pesquisa de doutoramento na área da educação. Objetiva problematizar a opinião dos entrevistados a respeito do processo de edificação de uma escola inclusiva, tendo como fio condutor os depoimentos coletados e apurados à luz do método denominado Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. Ao aplicar as técnicas desse método, foi possível identificar seis categorias recorrentes na fala dos participantes da pesquisa, aqui nomeadas como pilares fundadores de uma escola inclusiva, os quais abordam o direito de todas as pessoas ao acesso, isto é, à matrícula em uma escola comum; direito ao acolhimento, sem qualquer tipo de discriminação; necessidade de formação continuada da equipe pedagógica; disponibilidade de apoios e recursos de acessibilidade; participação da comunidade e diálogo permanente com a família. Com base nesses achados, são discutidos os entraves e as possibilidades de mudança na organização e no funcionamento dos sistemas educacionais brasileiros.

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Biografia do Autor

Martinha Clarete Dutra dos Santos, Unicamp

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, atua na Secretaria Municipal de Educação de Londrina. Pesquisadora do LEPED/UNICAMP.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO