SISPRENATAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA ASSISTÊNCIA À GESTANTE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2355Palavras-chave:
Sistema de Gerenciamento de dados, Administração dos Serviços de Saúde, Enfermagem, GestantesResumo
Introdução: O SISPRENATAL é um instrumento de avaliação e permite o monitoramento da assistência pré-natal e puerperal fornecidas pelos serviços de saúde à mulher e ao recém-nascido “desde o primeiro atendimento na unidade de saúde até o atendimento hospitalar de alto risco”3. Objetivos: Conhecer o funcionamento do SISPRENATAL na atenção à mulher grávida, pois ao descrever como esse instrumento facilita a assistência à saúde da gestante por meio das informações geradas. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, cujo método empregado para a coleta de dados foi a revisão integrativa com busca das obras potenciais nas bases científicas de dados. Resultados: A assistência pré-natal tem como finalidade a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil, pela implementação de medidas e realização de procedimentos mínimos definidos pelo PHPN. O SISPRENATAL é o instrumento que foi criado para a obtenção de informações acerca da saúde durante o parto pré-natal e puerpério, permitindo, por monitoração do cumprimento dos procedimentos mínimos preconizados pelo PHPN, que haja a “implementação de repasse de verbas para os municípios a cada gestante que cumpra esses requisitos mínimos”12. Conclusão: Por meio da revisão integrativa realizada neste estudo, pode-se constatar a significativa quantidade de publicações encontradas nas bases científicas de dados que abordam o tema cuidado de gestante e SISPRENATAL. O sistema possibilita, por meio das informações geradas, o planejamento, a (re)organização dos serviços de saúde e a manutenção da assistência de qualidade à gestante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).