RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS COM OSTEOPOROSE RISK OF FALLS AMONG ELDERLY WITH OSTEOPOROSIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n24.1054Palavras-chave:
envelhecimento, idoso, acidentes por quedas, osteoporose.Resumo
O processo de envelhecimento é ocasionado por uma série de alterações fisiológicas que englobam aspectos biológicos e patológicos e que levam eventualmente à perda da autonomia e da independência. A queda é um importante fator de mudança, em virtude das restrições decorrentes e de problemas associados na população idosa. A identificação do idoso com tendência à queda é um fator fundamental no processo preventivo antes da ocorrência do fato. Avaliar o risco de quedas em um grupo de idosos com diagnóstico de osteoporose. Estudo quantitativo de um grupo de terceira idade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A coleta foi realizada nos meses de agosto de 2008 e setembro de 2009, e os idosos foram entrevistados aleatoriamente, tendo sido utilizado o protocolo de risco de quedas de Dowton, que incluía questões como uso de medicação (diuréticos, hipotensores, antiparkinsonianos, antidepressivos e hipertensores), alterações sensoriais (auditivas, visuais e nos membros), quedas anteriores e verificação se o indivíduo estava orientado ou confuso. A amostra foi composta por 36 idosos do sexo feminino com osteoporose, sendo que 16 (44,4%) não apresentavam risco de quedas e 20 (55,5%) tinham tal risco; dos que se enquadravam na faixa etária de 60-69 anos, 13 (100%) realizavam atividades físicas, oito (61,53%) já tiveram quedas anteriores. Já na faixa etária dos 70-79 anos, foram encontrados 16 (44,44%) idosos, O índice elevado de risco de cair desta população foi verificado ao se analisar a amostra. Dentre estas pessoas, destaca-se o alto percentual de idosos que já tiveram quedas anteriores, o que deve servir para o desenvolvimento de ações preventivas visando à preservação da capacidade funcional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-11-17
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).