Abordagem Fisioterápica da Dor Lombar Crônica no Idoso

Autores

  • Michele Marinho da Silveira Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Pasqualotti Universidade de Passo Fundo
  • Eliane Lucia Colussi Universidade de Passo Fundo
  • Marlon Francys Vidmar Universidade de Passo Fundo
  • Lia Mara Wibelinger Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n25.1062

Palavras-chave:

Dor lombar, Idoso, Fisioterapia.

Resumo

A coluna vertebral, com o passar dos anos, está sujeita ao processo do envelhecimento, diminuindo sua resistência e ocasionando dor, o que pode ser a causa da ocorrência de doenças e limitações funcionais que levam a diminuição da autonomia e da qualidade de vida dos idosos. O surgimento e a intensidade das dores na coluna vertebral varia de pessoa para pessoa dependendo da exposição e sobrecarga ao longo da vida, e no idoso a lombalgia pode ser vista como uma conseqüência disso. Esse artigo pretende enfatizar, por meio de uma revisão de literatura, a dor lombar crônica no idoso descrevendo as estruturas envolvidas neste processo e o seu tratamento com a Fisioterapia, visando evitar conseqüências negativas para a saúde do idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Marinho da Silveira, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta, graduada em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo em 2005/1, Pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia com enfase no atendimento em clínica de Fisioterapia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos em 2006/2, Mestranda bolsista do programa de pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

Adriano Pasqualotti, Universidade de Passo Fundo

Professor Titula da Universidade de Passo Fundo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Doutor em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editor da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.

Eliane Lucia Colussi, Universidade de Passo Fundo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Marlon Francys Vidmar, Universidade de Passo Fundo

Acadêmico de Fisioterapia e bolsista Pibic da Universidade de Passo Fundo.

Lia Mara Wibelinger, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta, Docente da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo, Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica da PUC-RS.

Downloads

Publicado

02-02-2011

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>