Envelhecimento Humano e as Alterações na Postura Corporal do Idoso

Autores

  • Michele Marinho da Silveira Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Pasqualotti Universidade de Passo Fundo
  • Eliane Lucia Colussi Universidade de Passo Fundo
  • Lia Mara Wibelinger Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n26.1081

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso, Corpo, Saúde

Resumo

O Brasil tem vivenciado um rápido processo de envelhecimento de sua população. Junto ao crescente aumento da população idosa há a necessidade de entendermos melhor as alterações provocadas pelo envelhecimento e as conseqüências que acarretam no idoso, sendo importante novos estudos que mostrem melhor as alterações ocorridas na postura corporal destes indivíduos para que possam ser adotadas medidas preventivas e até corretivas desta postura a fim de se evitar dores e deformidades, pois a modificação da postura ereta é uma das alterações mais comuns que ocorrem no sistema osteomuscular no processo do envelhecimento. Portanto, esse artigo de revisão de literatura teve como objetivo verificar na literatura quais as alterações posturais estão mais presentes no idoso e relatar as estruturas envolvidas em todo este processo desde as manifestações clínicas do envelhecimento a próprios conceitos sobre envelhecimento humano e idoso no contexto mundial e do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Marinho da Silveira, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta, graduada em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo em 2005/1, Pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia com enfase no atendimento em clínica de Fisioterapia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos em 2006/2, Mestranda bolsista do programa de pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

Adriano Pasqualotti, Universidade de Passo Fundo

Professor Titular da Universidade de Passo Fundo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Doutor em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editor da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.

Eliane Lucia Colussi, Universidade de Passo Fundo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lia Mara Wibelinger, Universidade de Passo Fundo

Fisioterapeuta, Docente da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo, Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica da PUC-RS.

Downloads

Publicado

2011-03-24

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO