ATIVIDADES CIRCENSES: UM PROGRAMA PARA MELHORIA DO REPERTÓRIO MOTOR DE ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1429Palavras-chave:
Aprendizagem Motora, Malabarismo, Habilidades MotorasResumo
Introdução: As atividades circenses podem ser parte integrante das aulas de Educação Física pela grande variedade de jogos a serem trabalhadas, como atividades aéreas, de interpretação, acrobacias e malabarismo. O malabarismo é o foco desse estudo considerando seu valor educativo e por envolver algumas capacidades e habilidades motoras básicas. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar se há melhorias no repertório motor de alunos submetidos a um programa de atividades circenses com atividades de malabarismo. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada com escolares na faixa etária de nove e dez anos, onde se realizou um pré teste que tratou de habilidades motoras básicas (saltar, arremessar, receber e manipular objetos); participaram de dez sessões, com a duração de 45 minutas cada, de aulas de malabarismo de lançamento, onde foram trabalhadas atividades de manipulação de objetos e, finalmente foi aplicado um pós teste. Resultados: Três dos quatro testes - agarrar uma bola arremessada com ambas as mãos (t= 4,50); arremessar uma bola em um alvo com a mão preferida (t= 9,43) e separar cartas com a mão preferida (t= 6,40) - tiveram resultados estatisticamente significativos quando comparados as médias dos pré e pós testes de acordo com o Teste t pareado. Conclusões: As diferenças significativas ressaltam a importância do rompimento da metodologia tradicional de ensino nas aulas de Educação Física, estimulando nos escolares as atividades circenses.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-26
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).