Aspectos psicológicos determinantes do comportamento alimentar em crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7598

Palavras-chave:

comportamento alimentar, sobrepeso, obesidade infantil

Resumo

Excesso de peso e obesidade é condição resultante do comportamento alimentar determinado pela acção de uma multiplicidade de factores inerentes à funcionalidade do sujeito como sistema bio-psico-social integrado. Objectivo da investigação: Estudo de determinantes do comportamento alimentar em crianças e adolescentes com excesso de peso ou obesidade. Participantes: 50 crianças e adolescentes com diagnóstico de excesso de peso / obesidade com idades compreendidas entre 7 e os 18 anos e outros 50 com características sociodemográficas equivalentes, que constituem o grupo de controle definido pelo critério de peso e IMC dentro dos parâmetros da norma. Instrumentos metodológicos: Entrevista clínico-psicológica; questionário sociodemográfico; questionário do comportamento alimentar (QCA). Resultados: As crianças e adolescentes com excesso de peso/obesidade, comparativamente aos que aos do grupo de controle, evidenciam IMC e expressividade de valores da dimensão “ingestão alimentar externa” bastante mais elevados, sendo as diferenças estatisticamente significativas. Nas dimensões “restrição alimentar”, menos expressiva, e “ingestão alimentar emocional”, mais expressiva, as diferenças estatísticas não são significativas, quanto à quantidade de indutores envolvidos, mas são quanto à intensidade ou frequência de acção. Conclusões: Nas crianças e adolescentes com excesso de peso e obesidade o comportamento alimentar foi induzido por determinantes de natureza sensorial e cognitivo-emocional em conjugação com preocupação e força de vontade deficitários em situações e circunstâncias, cuja condição exigia restrição da quantidade e tipos de alimentos ingeridos, no que concerne a hábitos e estilo alimentar. O comportamento alimentar, na perspectiva de dependência psicológica, envolve processos de imersão emocional, colonização cognitiva, submissão motivacional e subsidiação volitiva.

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Publicado

2021-10-02