ESTRUTURAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

Estruturação de produto educacional acerca da violência obstétrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249509

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Humanização da Assistência, Violência contra a Mulher, Violência Obstétrica, Tecnologia educacional

Resumo

INTRODUÇÃO: A violência obstétrica, também considerada como violência institucional de gênero, caracteriza-se por atos desrespeitosos em relação à mulher, à sua autonomia, ao seu corpo e aos seus processos reprodutivos. Pode manifestar-se por meio de intervenções desnecessárias sem evidências científicas e através de violência física, psicológica, moral e sexual. OBJETIVO: descrever o processo de estruturação de um produto educacional para a conscientização de profissionais de saúde acerca da violência obstétrica. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de um produto educacional em formato de crônica literária, desenvolvido no período compreendido entre agosto e novembro de 2023, para a Disciplina de Recursos Educacionais de um Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia de uma Universidade Pública do Brasil. RESULTADOS: A concepção do produto, o referencial teórico-metodológico foram desenvolvidos a partir do Método CTM3 e suas três teorias: Análise Transacional, Multisensoralidade e Neurolinguística. CONCLUSÕES: Evidenciou-se que os recursos educacionais surgem como ferramentas relevantes no processo de ensino-aprendizagem no contexto da saúde, sobretudo, porque podem favorecer uma autoanálise crítica e nesse caso, a melhora da qualidade da assistência ginecológica-obstétrica prestada às mulheres.

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Biografia do Autor

Beatriz Pereira Alves, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Mestranda em Ensino em Saúde e Tecnologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Maceió, Alagoas, Brasil. Membro do grupo de pesquisa GPESC: Saúde e Comunidade: buscando a integralidade do cuidado UNCISAL-CNPq atuando na linha de pesquisa de Violência contra a mulher.

Almira Alves dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Mestre e Doutora em Odontopediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara-SP). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-Lisboa-Portugal. Docente titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Educação para Saúde.

Kerle Dayana Tavares de Lucena, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Enfermeira, Mestre e Doutora pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Docente efetiva da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Maceió, Alagoas, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Comunidade: buscando a integralidade do cuidado(GPESC).

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde

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