ESTRUTURAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
Estruturação de produto educacional acerca da violência obstétrica
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249509Palavras-chave:
Educação em Saúde, Humanização da Assistência, Violência contra a Mulher, Violência Obstétrica, Tecnologia educacionalResumo
INTRODUÇÃO: A violência obstétrica, também considerada como violência institucional de gênero, caracteriza-se por atos desrespeitosos em relação à mulher, à sua autonomia, ao seu corpo e aos seus processos reprodutivos. Pode manifestar-se por meio de intervenções desnecessárias sem evidências científicas e através de violência física, psicológica, moral e sexual. OBJETIVO: descrever o processo de estruturação de um produto educacional para a conscientização de profissionais de saúde acerca da violência obstétrica. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a elaboração de um produto educacional em formato de crônica literária, desenvolvido no período compreendido entre agosto e novembro de 2023, para a Disciplina de Recursos Educacionais de um Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia de uma Universidade Pública do Brasil. RESULTADOS: A concepção do produto, o referencial teórico-metodológico foram desenvolvidos a partir do Método CTM3 e suas três teorias: Análise Transacional, Multisensoralidade e Neurolinguística. CONCLUSÕES: Evidenciou-se que os recursos educacionais surgem como ferramentas relevantes no processo de ensino-aprendizagem no contexto da saúde, sobretudo, porque podem favorecer uma autoanálise crítica e nesse caso, a melhora da qualidade da assistência ginecológica-obstétrica prestada às mulheres.
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