CORRELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE DOR E ALTERAÇÕES POSTURAIS EM TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA DE MÓVEIS CORRELATION BETWEEN THE PREVALENCE OF PAIN AND POSTURAL CHANGES IN WORKERS OF A FURNITURE FACTORYA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n20.317Keywords:
alterações posturais, LER/Dort, indústria moveleira.Abstract
As categorias que trabalham com a repetitividade de movimentos e o esforço físico são atingidas pelas LERs/ Dorts, especialmente os funcionários de indústrias, onde a manutenção de uma determinada postura propicia mudanças estruturais no músculo como forma de adaptação postural. O presente estudo teve como objetivo analisar a correlação entre a prevalência de dor e alterações posturais em trabalhadores de uma fábrica de móveis de Ubá, Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa original com delineamento descritivo, envolvendo 36 colaboradores. Para a coleta de dados, foi utilizado o “Questionário nórdico” a fim de verificar os sintomas osteomusculares, uma ficha de avaliação fisioterapêutica para avaliar as alterações posturais e uma ficha com relação aos movimentos repetitivos mais executados pelo trabalhador. Para o estudo dos dados, foi utilizada uma análise descritiva das alterações posturais, prevalência de LER/Dort e os movimentos repetitivos. A análise geral da prevalência de dor entre os 36 colaboradores avaliados identificou que 86,11% deles apresentavam dor em alguma parte do corpo, sendo as regiões da coluna cervical e lombar e os joelhos as mais comprometidas. Dentre as alterações posturais encontradas, destacam-se os problemas relacionados aos membros superiores, que representam a maior prevalência, com 97,22%, com a cadeia anterointerna do ombro e anterior do braço encurtada. É possível correlacionar a alta prevalência de dor lombar (63,89%) com os 69,56% com hiperlordose lombar. O estudo demonstra que existe correlação entre as alterações posturais e a prevalência de dor, sendo as regiões mais comprometidas a coluna cervical e lombar e os joelhos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-03-24
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).