Avaliação do Grau de Dependência Nicotínica em uma População Universitária
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n33.1516Palabras clave:
OdontologiaResumen
Introdução: A dependência nicotínica atinge uma grande parcela da população e estudos na literatura mostram que a maior parte dos fumantes iniciou o hábito ainda na adolescência, durante o período universitário. Desta forma, o trabalho avaliou o grau de dependência nicotínica de universitários fumantes, buscando relacionar o gênero como um possível fator predisponente. Objetivo: O trabalho avaliou o grau de dependência nicotínica de universitários fumantes, buscando relacionar o gênero como um possível fator predisponente. Materiais e métodos: Este estudo analisou o grau de dependência do tabaco em estudantes universitários da cidade de Maringá - PR. Realizou-se uma entrevista com 50 pessoas, entre elas 16 do sexo feminino e 34 do sexo masculino. A entrevista foi realizada através do teste de Fagerström. Resultados: Cerca de 62% dos indivíduos entrevistados possuem uma dependência leve, enquanto que em 20% a dependência é moderada e em 12% severa. Além disso, os homens tendem a apresentar um maior grau de dependência nicotínica, sendo que 18% dos homens e nenhuma mulher apresentou uma dependência grave. Conclusão: De acordo com os achados do presente estudo, pode-se concluir que os jovens universitários fumantes já apresentam algum grau dependência, sendo que em quase um terço dos indivíduos a dependência já é moderada ou severa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).