Avaliação da Qualidade de Vida e Saúde de Caminhoneiros de Gurupí - TO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n35.1796Palabras clave:
Caminhoneiro, Qualidade de Vida, SaúdeResumen
Este estudo tem como objetivo central avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde de motoristas caminhoneiros. A pesquisa caracterizou-se por ser exploratória de natureza quanti-qualitativa de corte transversal. O público-alvo foi composto por trinta caminhoneiros da categoria “carga seca e baú”, escolhidos por conveniência. O instrumento da pesquisa utilizado foi o Medical Ouctomes Study 36 (SF 36). Os resultados demonstram que os caminhoneiros apresentam boa qualidade de vida, mas há comprometimento nas dimensões: dor, vitalidade e saúde mental. Apresentam boa capacidade funcional, não apresentam limitações significativas nos aspectos físicos e na saúde em geral.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).