A UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CENTRADA NA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO NEUROPEDIÁTRICA

Autores

  • Ana Carolina Simões Brichi
  • Alyne Kalyane Câmara Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.2006

Palavras-chave:

Reabilitação, Família, Desenvolvimento Infantil, Literatura de Revisão como Assunto.

Resumo

Introdução: Diante dos diferentes métodos utilizados para guiar o raciocínio terapêutico ao tratar crianças com desordens neuromotoras, destaca-se o advento do modelo centrado na família. Objetivos: Identificar práticas de intervenção com a abordagem centrada na família na reabilitação neuropediátrica, analisar como esta abordagem é utilizada com crianças com desordens neuromotoras e suas famílias, e identificar profissionais envolvidos nas ações com uso desta abordagem. Método: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, em âmbito nacional e internacional, entre os anos de 2001 e 2011. Levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Lilacs, Scielo, Medline, Pubmed e Cinahal, com os termos: “prática centrada na família”, “abordagem centrada na família”, “reabilitação infantil”, “neuropediatria”, “disfunção motora” e “desordens neuromotoras”. Utilizou-se um formulário para identificar e categorizar o conteúdo dos artigos. Resultados: 19 artigos foram selecionados; na maioria (17) os profissionais lidam com a família como agente passivo da ação profissional/terapêutica, com características dos níveis I e II de atenção, da classificação descrita por Dunst acerca dos níveis de intervenção existentes; apenas 1 artigo com características do nível III; e 1 do nível IV, que de fato representa o modelo centrado na família; há um aumento no número de publicações que abordam a temática nos últimos anos, principalmente em âmbito internacional; e um caráter multidisciplinar da abordagem, com destaque para profissionais da Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Conclusão: A prática centrada na família é uma tendência crescente, que implica em mudanças positivas na assistência infantil, todavia, quebrar paradigmas de intervenção envolve um processo lento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Simões Brichi

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Especialista em Intervenção em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Alyne Kalyane Câmara Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Potiguar (UnP); Especialista em Intervenção em Neuropediatria e Reabilitação do Membro Superior pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Terapia Ocupacional pela UFSCar; Doutoranda em Educação Especial também pela UFSCar.

Downloads

Publicado

2014-01-24

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO