O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA THE ROLE OF HUMANITIES IN ACADEMIC PROFESSOR OF PHYSICAL EDUCATION

Autores

  • Eder Alexandre Magalhães Faculdade de Educação Física da Universidade de Santo Amaro - Unisa; Centro Universitário Assunção - Unifai
  • Maria Luana da Silva Lima Faculdade de Educação Física da Universidade de Santo Amaro - Unisa
  • Michael Pessini Mariano Faculdade de Educação Física da Universidade de Santo Amaro - Unisa
  • Carlos Alexandre Felício Brito Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS; Universidade de Santo Amaro - Unisa

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n22.525

Palavras-chave:

formação de professores, ciências humanas, educação física.

Resumo

Diante das diversas concepções acerca da necessidade de uma educação superior que forme professores críticos e reflexivos, capazes de interagir com a realidade, transformando-a, o presente estudo tem como eixo central a análise da importância que as disciplinas relacionadas às Ciências Humanas desenvolvem na formação acadêmica do professor de Educação Física, bem como a identificação da percepção dos alunos ingressantes e concluintes de uma universidade privada da zonal sul de São Paulo acerca da importância da referida formação e sua aplicabilidade prática. Partindo de uma análise baseada no materialismo dialético, que representa uma forma de analisar os fatos privilegiando seus aspectos materiais, onde as relações econômicas são fundamentais para a determinação das relações humanas, este estudo orienta-se por uma pesquisa bibliográfica e também por uma pesquisa direta. A amostra selecionada para o teste empírico foi composta por 112 alunos no total, sendo 77 do primeiro e do segundo semestres e 35 alunos do sexto semestre do curso de Educação Física, representando 68,7% do primeiro ano e 31,3% do último ano, respectivamente. O instrumento (questionário) foi construído com três questões, sendo uma fechada e duas abertas, e foi analisado por meio da estatística descritiva e inferencial com probabilidade aceita de 5% (p < 0,05), complementado por técnicas de interpretação das pesquisas qualitativas, especificamente da análise do discurso. Os resultados apresentaram pouca variação entre alunos do primeiro e do último ano do curso na maneira como identificam a importância das disciplinas humanísticas, bem como na forma de agir do professor de Educação Física em sua prática profissional, constatando uma valorização do conhecimento tácito do sujeito e a prevalência do interesse pela área biológica, em detrimento das demais presentes no currículo, por parte dos discentes do curso.

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ARTIGOS ORIGINAIS