A SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS EM DISCUSSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: VAMOS INICIAR OS DEBATES?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8615

Keywords:

sexuality, differences, equality and differences, transversal themes, science teaching.

Abstract

Esse trabalho discute posicionamentos pedagógicos envolvidos no desdobrar da educação como um direito à igualdade e à diferença, considerando a temática da sexualidade na perspectiva dos direitos humanos. Os documentos normativos, como os PCNs e a BNCC, apresentam o tema a partir da transversalidade e do ensino de Ciências, estando timidamente citado dentro do currículo. Realizamos uma pesquisa com 20 professores da educação básica e propomos reflexões sobre situações de tensão e os meios para administrá-las no ambiente escolar. Trata-se de um estudo exploratório de natureza descritiva com o uso da metodologia qualitativa e, para tratar os dados, fizemos uma análise textual discursiva. O resultado indica que a maioria dos respondentes defendem a pauta dos direitos humanos como importante para ser debatida dentro das escolas, além de trazer elementos que confirmam sobre a necessidade de ampliar as ações que considerem a diversidade no contexto escolar.

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Author Biographies

Luciana Maria Estevam Marques, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação, Universidade Estadual de Campinas. 

Elaine Gomes Matheus Furlan, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. 

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. 

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Published

2023-04-12