A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA

Autores

  • Osório Augusto de Souza Neto Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5839

Resumo

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada mediante Análise Textual Discursiva, mostrou as limitações de atuação do Supervisor de Ensino da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo em questões pertinentes à oferta/matrícula no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de alunos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), gerando restrições e o cerceamento de direitos de uma educação plena aos alunos com a deficiência já apontada. Foi possível verificar que a emissão de pareceres para a oferta e matrícula de alunos com TEA no AEE se restringe somente para aqueles alunos que possuem diagnóstico clínico/médico, em total descompasso com os referencias teóricos da área, bem como em relação às orientações técnicas do Ministério da Educação. Evidenciou-se ainda a necessidade de uma reavaliação de elementos normativos internos, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), no tocante aos critérios para oferta e matrícula no AEE de alunos com TEA.

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Biografia do Autor

Osório Augusto de Souza Neto, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Possui graduação em Pedagogia e graduação em Matemática . Atualmente é professor de Matemática do Grupo COC e mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela UFSCar Campus Araras. Tem vasta experiência no ensino de Matemática, Física e Estatística para cursos preparatórios e para a Educação Básica

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação Ciência e Tecnologia pela UNICAMP. Estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid. Professor Adjunto da UFSCar. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFSCar Campus Araras.

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Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO