Publicidade social em nutrição aumenta o consumo de saladas por usuários de um restaurante universitário
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n46.3196Palavras-chave:
Verduras, serviços de alimentação, publicidade de alimentos, alimentação coletiva, educação alimentar e nutricional.Resumo
Introdução: O consumo adequado de hortaliças é importante para a manutenção do bom estadonutricional e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Objetivo: Avaliar o impacto do uso depublicidade social em nutrição no consumo e na aceitação de saladas por usuários de um restauranteuniversitário. Materiais e métodos: Tratou-se de um estudo de intervenção do tipo teste-controle deamostragem representativa (n=1.518, 11,40%), onde foram elaborados nove banners com forte apelovisual e informações nutricionais objetivas. A intervenção consistiu na exposição dos banners duranteo almoço em quatro dias não consecutivos no grupo teste. As porções de saladas eram padronizadaspreviamente e avaliadores observavam o resto-ingesta dos primeiros usuários que devolviam suas bandejasem intervalos regulares de tempos nos grupos teste e controle. A análise dos resultados foi feita mediantea conversão dos valores individuais para valores totais de resto-ingesta e consumo. O teste z (softwareSigmaPlot, v11.0) foi adotado para verificar diferenças entre os tratamentos (P<0,05, intervalo de confiançade 95%). Resultados: A média de consumo de saladas no grupo controle foi de apenas 57,56%, sendo queas mulheres consumiram menos saladas do que os homens (52,53 e 60,78%, respectivamente, P=0,032).Após a intervenção houve um aumento de 12,52% (P<0,001) na aceitação de saladas. Não houvediferenças em relação à eficácia da intervenção entre homens e mulheres (P=0,366). Conclusão: O uso depublicidade social em nutrição incentivou o consumo e melhorou a aceitação de saladas por usuários deum restaurante universitário. Salienta-se a necessidade de estudos de intervenção de longa duração.
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