CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA FISIOTERAPÊUTICA PARA O AUTOCUIDADO DE MULHERES NO PÓS-PARTO IMEDIATO
Keywords:
FisioterapiaAbstract
RESUMO
Introdução: A educação em saúde pressupõe uma combinação de oportunidades que favorecem a manutenção da saúde e sua promoção, e dentro dela se inserem as tecnologias educacionais empregadas no autocuidado, permitindo ao seu usuário a possibilidade de aprender como modificar sua realidade por méritos próprios. Objetivo: elaborar e validar uma tecnologia educativa, no formato de cartilha, para mediar os cuidados fisioterapêuticos que a puérpera terá consigo no período do puerpério imediato. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de construção de Cartilha através de pesquisa bibliográfica, autorização e validação por meio de profissionais especialistas e puérperas através de questionário estruturado de avaliação da Cartilha. A pesquisa com as puérperas foi realizada no setor da Obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém – PA. Para a análise de dados, foram utilizados graus de critérios de valorização como representados na escala de Likert, com grau de concordância maior que 80%. Resultados: O processo de validação contou com 28 avaliadores, sendo 13 juízes-especialistas e 15 público-alvo: puérperas. A avaliação dos juízes resultou em 98% de concordância quanto aos objetivos, 96% quanto à estrutura e 100% quanto à relevância da Cartilha. Já a avaliação das puérperas resultou em 97% quanto aos objetivos, 98% quanto ao estilo da escrita e 100% quanto aos itens organização, aparência e motivação. Conclusão: A Cartilha Educativa mostrou-se válida após avaliação dos juízes-especialistas e das puérperas como um meio de propagação de informações, transmissão de conhecimentos e promoção de ações que ajudam na integridade, na saúde e no bem-estar do público-alvo.
Downloads
References
Domingues RMSM, Santos EM, Leal MC. Aspectos da satisfação das mulheres com a assistência ao parto: contribuição para o debate. Cad. Saúde Pública, 20(1), 2004; 52-62. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000700006
Burti JS, Cruz JPS, Silva, A.C.; Moreira, IL. Assistência ao puerpério imediato: o papel da fisioterapia. Revista Fac Med Sorocaba: 18(4): 193-8. 2016. DOI: https://doi.org/10.5327/Z1984-4840201625440
Giaretta DG, Fagundez F. Aspectos psicológicos do puerpério: Uma revisão. Psicologia. pt, [Internet] 2015 [cited 2018 Sep] p. 1-8. Available from: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0922.pdf
Baracho E. Fisioterapia aplicada a saúde da mulher. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 6ª ed. 2018, p. 552.
Garcia, E. S. G. F., Leite, E. P. R. C., & Nogueira, D. A. Assistência de enfermagem às puérperas em unidades de atenção primária. Rev Enferm UFPE online, 7(10), 2013; 5923-8. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/12218/14811
Beleza ACS, Carvalho GP. A atuação fisioterapêutica no puerpério. Rev. Hispeci & Lema, Bebedouro/SP, (1), 2009; p. 1-6. Available from: http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/hispecielemaonline/sumario/12/19042010145924.pdf
Dias TMDC, Barbalho TCS, Moura ACA, Souza RJS, Sousa VPS, Viana EDSR. Recuperação da diástase de reto abdominal no período puerperal imediato com e sem intervenção fisioterapêutica. Fisioter Bras, 13(6), 2012; p. 39-44. Available from: http://www.academia.edu/download/45807783/Fisioterapia_fissura_anal.pdf#page=40
Buss PM. Promoção e educação em saúde no âmbito da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública, 15(Suppl. 2), 1999; S177-S185. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600018
Reberte LM, Hoga LAK, Gomes ALZ. O processo de construção de material educativo para a promoção da saúde da gestante. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 20(1), 2012; p. 101-108. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000100014
Carrara GL, Oliveira JP. Atuação do enfermeiro na educação em saúde durante o pré-natal: uma revisão bibliográfica. Rev Fafibe Online, 6, 2013; p. 96-109. Available from: http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/28/11122013185545.pdf
Almeida MS, Silva IA. Necessidades de mulheres no puerpério imediato em uma maternidade pública de Salvador, Bahia, Brasil. Rev Esc Enferm USP. 2008;42(2):347-54.
Neuwald MF, Alvarenga LF. Fisioterapia e educação em saúde: investigando um serviço ambulatorial do SUS. Boletim da Saúde, 19(02); 2005. Available from: http://www.boletimdasaude.rs.gov.br/download/20140521152235v19n2_12fisioterapia.pdf
Ribeiro SB, Lima KRP. A Importância do fisioterapeuta como agente educador de saúde na unidade básica de saúde da família. Revista Brasileira de Saúde Funcional, 2(2), 2015; 05. Available from: http://www.seer-adventista.com.br/ojs/index.php/RBSF/article/view/642/603
Teixeira E, Medeiros HP. Tecnologias na literatura de enfermagem: do reconhecimento ao desenvolvimento. Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do (a) enfermeiro (a), 2014; 57-73.
Souza VB, Silva JS, Barros MC, Freitas PSP. Tecnologias leves na saúde como potencializadores para qualidade da assistência às gestantes. Rev enferm UFPE online [internet], 2014; 1388-93. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/9824/10011
Nascimento MHM, Teixeira E. Tecnologia educacional para mediação ou acolhimento de “familiares cangurus” em unidade neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem , 71 (Suppl. 3), 2018; p. 1290-1297. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0156
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Artmed Editora; 7 ed.; 2011.
Silva CPR, Lacerda RA. Validação de proposta de avaliação de programas de controle de infecção hospitalar. Revista de Saúde Pública, 45(1), 121-128. Epub December 10, 2010. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010005000052
Oliveira MS, Fernandes AFC, Sawada NO. Manual educativo para o autocuidado da mulher mastectomizada: um estudo de validação. Texto contexto - enferm. 17( 1 ): 2008; 115-123. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000100013.
Fernandes MVL, Lacerda RA, Hallage NM. Construção e validação de indicadores de avaliação de práticas de controle e prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter. Acta paul. enferm; 19( 2 ): 2006; 174-189. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000200009.
Lima ACMACC, Bezerra KC, Sousa DMN, Rocha JF, Oriá MOB. Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta paul. enferm. 2017; 30( 2 ): 181-189. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700028.
Abreu ACS, Marinho DF, Cardoso IBP. Tecnologia educativa para os cuidadores de pacientes submetidos a traqueostomia: estudo de validação. Rev. Aten. Saúde, São Caetano do Sul, v. 17, n. 59, p. 19-32, jan./mar., 2019. DOI: https://doi.org/10.13037/ras.vol17n59.5730
Vasconcelos SS; Gomes ILV; Barbalho EV; Gouveia SSV; Gouveia GPM. Validação de uma cartilha sobre a detecção precoce do transtorno do espectro autista. Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 31(4): 1-7, 21/12/2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2018.8767
Vieira ASM, Castro KVF, Canatti JR, Oliveira IAVF, Benevides SD; Sá KN. (2019). Validação de uma cartilha educativa para pessoas com dor crônica: EducaDor. BrJP, 2(1), 39-43. https://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20190008
Gonçalves BG, Hoga LAK. Tempo de amor e adaptação: promoção da saúde da mulher no pós-parto e do recém-nascido. 1ª Edição, São Paulo, EEUSP [Internet], 2016 [cited 2019 Oct 23]. Available from: http://www.ee.usp.br/cartilhas/cartilha_puerperio.pdf
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista de Atenção à Saúde (antiga Rev. Bras. Ciên. Saúde)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).