Ongoing Training Mediated by Technologies in Primary Health Care: Systematic Review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol19n69.7577

Keywords:

Teachings models. Technologies. Training. Primary health care

Abstract

Increasingly, technology combined with teaching has demonstrated significant gains in the development of new learning approaches.  For health professionals, continuing education is an important transforming factor, both in collective spheres and in the community.  In order to identify learning models applied in primary health care aiming at permanent education, the elements/guidelines of a permanent training process of nursing professionals in primary care and considering the use of digital technologies, a systematic literature review was developed. The protocol developed was based on the method of Petersen¹, performing the search in 4 research bases directed to the interest area. Follows, the study was conducted and its results are presented, as well as a critical discussion of the studies analyzed.

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Author Biographies

Luana Daniela de Souza Rockenback, Universidade Feevale

Atua principalmente nos seguintes temas: enfermagem, diagnóstico de enfermagem, redes bayesianas e jogos educativos. Com a participação no grupo de pesquisa de computação aplicada durante o ano de 2017 até atualmente, está adquirindo experiência na área de informática aplicada a saúde. No período de 2017 publicou nove resumos, tendo um pôster recebido destaque no V Seminário de Enfermagem: Atualidades em Terapia Intensiva. No ano de 2018 publicou 11 trabalhos, sendo 2 artigos e 9 resumos para congressos e seminários com um pôster recebido destaque no VI Seminário de Enfermagem. Em 2019 já publicou 2 capítulos de Livros, 2 artigos, e 3 resumos na área de atuação. Monitora da disciplina de Fundamentos de Enfermagem III no período 2017/1. Graduada em Enfermagem e Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, obtendo a primeira colocação no processo seletivo de bolsas de mestrado através do edital PROPPEX N.º 44/2019 da Universidade Feevale.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Débora Nice Ferrari Barbosa é Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001). Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Pós-doutora pela University of Califórnia Irvine, EUA. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - nível 1D do CNPq. É professora titular na Universidade Feevale, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (PPGDiver). Também atua nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação. É lider do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Digital, Neurociência e Educação (CNPq-Feevale). É membro dos grupos de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale) e Desenvolvimento em Computação Móvel e Ubíqua (Unisinos). Como pesquisadora desenvolve projetos na área de Tecnologias Educacionais e Sociais e Jogos Digitais voltados para a Educação e Saúde. Os principais temas de pesquisa estão relacionados à Tecnologia e Saúde, Neurociência e Educação, Games na Educação e Aprendizagem Móvel e Ubíqua. Coordena projetos de pesquisa em sua área de atuação, especialmente em parceria com a AMOCRIANÇA - Associação de Assistência ao Menor em Oncopediatria de Novo Hamburgo-RS. Possui projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados por órgãos de fomento. Coordena um projeto de pesquisa no contexto do Programa de Pesquisa para o SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAUDE PPSUS/2017. Participa de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico em empresas da região. Orientadora e co-orientadora de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Desde 2014 vem atuando em projetos de extensão onde as pesquisas estão inseridas, seja no suporte metodológico, seja na aplicação/coleta de dados, junto à escolas de educação básica da região do Vale dos Sinos/RS (Programa Ciências e Tecnologias na Educação Básica, projeto Ensinando lógica com as Tecnologias da Informação, projeto LAVILI - Laboratório de Vivências em Linguagem e projeto CITEC Médio - Da Ciência à Tecnologia). Desenvolve atividades em projetos de formação de professores junto ao Núcleo de Tecnologia Municipal da Prefeitura de São Leopoldo/RS. Em 2018, foi membro da comissão julgadora do Prêmio Jovem Cientista - Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional Ensino Médio - MCTI/CNPq/Fundação Roberto Marinho. Atua como revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Participa do comitê de programa de eventos nacionais e internacionais. Recebeu prêmios e menção honrosa por suas pesquisas. Possui articulações internacionais para pesquisa com Itália, Estados Unidos, Chile, Eslováquia e Reino Unido. https://orcid.org/0000-0001-8107-8675. https://www.researchgate.net/profile/Debora_Barbosa4; Web of Science ResearcherID:G-5861-2013.

Marta Rosecler Bez, Universidade Feevale

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e graduada em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Atualmente é professora da Universidade Feevale nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de informação, na Medicina e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Orienta dissertações de mestrado, de graduação e bolsistas do CNPq, da Fapergs e da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Ensino na área da saúde permeado por tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, tecnologias na educação, simuladores e tecnologia em saúde. Possui projetos na área de desenvolvimento de material pedagógico mediado por tecnologia e tecnologia em saúde. É Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2 com o projeto Novas tecnologias aplicadas ao ensino na área da Saúde e Coordenadora do projeto Desenvolvimento de novas empresas na área de games e saúde na Incubadora Tecnológica da Feevale financiado pela SDECT-RS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada da Universidade Feevale. Atua emprojetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico em parceria com órgãos da área da Saúde, como clínicas e hospitais. É mentora em iniciativas que promovem o empreendedorismo no Parque Tecnológico da Universidade Feevale, assessorando o desenvolvimento de startups. Participa do Grupo de Pesquisa Indústria Criativa na linha de pesquisa de Conteúdos Criativos. É revisora de periódiscos nacionais e internacionais e participa de comitês de programas em diversos eventos. Nos últimos anos recebeu diversos prêmios e homenagens por sua ação tanto no ensino quanto na pesquisa. Possui convênio de intercâmbio com pesquisa em diversos países da América Latina, com destaque especial para a Colômbia e Uruguai. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5542-8229. Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Marta_Bez.

References

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Published

2021-10-02