Efeito da reabilitação virtual em diferentes tipos de tratamento
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1331Palabras clave:
atividade física, recuperação, habilidade locomotoraResumen
Introdução - Vários são os métodos de tratamentos utilizados pelos profissionais da área de saúde para diferentes níveis de reabilitação, em que destacamos a fisioterapia, o treinamento funcional e core training, além do treinamento com realidade virtual. Um dos sistemas de realidade virtual mais utilizado na atualidade é o Nintendo Wii, o qual possui softwares aplicados que simulam gestual motor muito similar aos movimentos dos mais variados esportes, exercícios físicos e/ou atividades da vida diária, sendo utilizados para reabilitação neuromotora, equilíbrio corporal e prevenção de quedas em idosos. Objetivo - reunir algumas evidências sobre as diferentes aplicações da realidade virtual na reabilitação, publicadas nos últimos anos, a fim de atualizar as informações para a prática clínica em relação ao uso dessa tecnologia no campo da saúde. Métodos – Foram utilizadas as bases de dados Medline, BVS e SciELO. Conclusão - Há uma aparente eficácia na utilização da realidade virtual em distintas formas de reabilitação. É importante ressaltar que por ser uma área de pesquisa relativamente nova, a consistência das evidências ainda não são tão fortes. Apesar da aparente eficácia, novos estudos devem ser realizados para aumentar a consistência das informações.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-02-13
Número
Sección
ARTIGOS DE REVISÃO
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).