A LASERTERAPIA NA OSTEOGÊNESE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1672Palabras clave:
Laser, Osteogênese, Reparo Ósseo, Revisão de Literatura, Fisioterapia.Resumen
Introdução: A laserterapia de baixa intensidade vem sendo utilizada na cicatrização de diversos quadros patológicos, há quatro décadas. Objetivo: Considerando a falta de padronização de protocolo e achados conflitante, o objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros de aplicação e efeitos da laserterapia sobre a osteogênese por meio de uma revisão de literatura. Materiais e Método: Foi realizada uma revisão de literatura dos últimos 15 anos, utilizando artigos publicados em bases de dados do Lilacs, Medline, Ibecs, PubMed, SciELO e Biblioteca Cochrane. Resultados: Foram analisados 50 artigos experimentais que atingiram os critérios de inclusão. O tipo de laser de arseneto de gálio e alumínio (GaAlAs), com o comprimento de onda 830 nm, e ainda os modos de operação contínuo e de aplicação pontual são os mais utilizados, o que não ocorreu com a dosagem, havendo grande variabilidade; a análise histomorfométrica é a técnica de avaliação de crescimento ósseo mais empregada; a grande maioria dos artigos mostrou efeitos favoráveis à osteogênese e aceleração de cicatrização óssea. Conclusões: A Laserterapia se mostra como uma modalidade terapêutica eficaz no crescimento e aceleração do tempo de consolidação óssea, favorecendo a osteogênese, sendo possível apontar ainda um protocolo utilizando o laser GaAlAs, de 830 nm, contínuo e pontual, com intervalos de 24h entre as sessões.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).