NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1802Palabras clave:
Educação Física, Nutrição, MedicinaResumen
Introdução: A atividade física apropriada à condição de cada indivíduo e a dedicação ao lazer não sedentário são comportamentos saudáveis que influenciam na qualidade de vida. O presente estudo constitui uma pesquisa transversal. Objetivo: Identificar as relações entre qualidade de vida, estado nutricional e atividade física de acadêmicos da área de saúde de uma universidade pública no nordeste. Metodologia: A amostra foi constituída por 352 estudantes, sendo 242 mulheres. Mensuraram-se o nível de atividade física (AF) através do IPAQ versão curta (Questionário Internacional de Atividade Física) e a qualidade de vida (QV) por intermédio do WHOQOL-bref. Resultados: Foram encontradas médias altas de indicador de QV para ambos os gêneros, exceto para o domínio psicológico. A maioria da amostra foi classificada como ativa, sendo as mulheres com menor nível de atividade física. Atividades físicas com maior frequência e intensidade implicaram em melhores escores na qualidade de vida nos aspectos físicos e psicológicos. Porém, apenas entre as estudantes o aumento do peso corporal resultou na diminuição nos escores de indicador de qualidade de vida geral e do aspecto psicológico. Conclusão: Estes resultados demonstram a necessidade de estratégias para o incentivo da prática de atividade física no âmbito universitárioDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-03-27
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).