FISIOTERAPIA DESCONGESTIVA NO LINFEDEMA DE MEMBROS SUPERIORES PÓS-MASTECTOMIA: ESTUDO RETROSPECTIVO.
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n37.1884Palabras clave:
Linfedema, Mastectomia, Neoplasias da Mama, Modalidades de Fisioterapia, Reabilitação.Resumen
Introdução: O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e a maior causa de óbitos por câncer na população feminina no Brasil. Apesar dos avanços em seu tratamento, muitos pacientes evoluem com linfedema nos membros superiores. A fisioterapia tem papel essencial, pois uma vez instalado, o linfedema, afeta a qualidade de vida do paciente pelas importantes alterações físicas, psíquicas e sociais. Objetivo: Avaliar os efeitos da fisioterapia descongestiva no linfedema de membros superiores em pacientes pós-operatório de câncer de mama, por meio de análise retrospectiva de prontuários. Materiais e métodos: Estudo retrospectivo de 44 prontuários de pacientes com diagnóstico de câncer de mama e submetidos à mastectomia unilateral ou bilateral com esvaziamento axilar, atendidos no ambulatório de fisioterapia do IBCC, no período de agosto/2008 a dezembro/2009. O teste de Wilcoxon foi utilizado para as variáveis dor, perimetria e volume estimado e o teste de Igualdade de Duas Proporções para a sensibilidade superficial. O nível de significância foi estipulado em 5% (p<0,05). Resultados: Dos 44 prontuários analisados foram incluídos 59,09%, sendo 96,15% do gênero feminino e faixa etária média de 60,68±10,05 anos. Observou-se redução significante de dor (p=0,030), da perimetria para ambos os membros superiores, exceto para +10cm e -10cm no esquerdo, do volume estimado do membro afetado de 2.327±499 ml para 2.137±531 ml (p<0,001) e de hiperestesia (p=0,040) e hipoestesia (p=0,022). Conclusões: A fisioterapia descongestiva se mostrou eficaz na redução do linfedema no pós-operatório de câncer de mama.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).