EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA-3S NOS ANTAGONISTAS SOBRE A DETERMINAÇÃO DA CARGA NO TESTE DE 10RM.
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.1929Palabras clave:
Alongamento muscular, Exercício resistido, Força muscular.Resumen
Introdução: evidências prévias indicam que o treinamento de flexibilidade promove efeito deletério sobre a força muscular, todavia, são escassos achados relacionados aos efeitos potenciais de exercícios de alongamento muscular nos antagonistas sobre o desempenho dos agonistas. Objetivo: verificar o efeito do método de facilitação neuromuscular proprioceptiva-3S (FNP-3S) nos músculos antagonistas sobre a determinação da carga de 10 repetições máximas (RM) dos músculos agonistas no exercício de remada aberta sentada com pegada pronada (RA). Dezoito sujeitos (25 ± 5 anos de idade) do sexo masculino, praticantes de treinamento de força há no mínimo 1 ano participaram do estudo. Materiais e Métodos: dois protocolos foram aplicados para determinação das cargas de 10RM: 1) protocolo tradicional (TRAD) – teste e reteste de 10RM na RA; 2) Protocolo FNP-3S nos antagonistas (FNPA) - foi aplicada uma serie de FNP-3S nos antagonistas (peitorais) antes de cada tentativa de determinação de carga no teste de 10RM. Ao final de cada protocolo registrou-se a sobrecarga e tempo de tensão (TT). Resultados: houve aumento significativo na sobrecarga obtida durante o teste de 10RM no protocolo FNPA (54,3 ± 7,9 kg) quando comparado ao protocolo TRAD (47,94 ± 8,77 kg) de acordo com o teste T pareado (p < 0,05). Não houve diferença significativa no TT entre os protocolos. Conclusão: o método FNP-3S aplicado nos músculos antagonistas promoveu aumento significativo na sobrecarga de 10RM. Sugere-se a utilização deste método em novas pesquisas, possibilitando o surgimento de evidências que venham a contribuir para obtenção de melhores resultados em programas de treinamento e reabilitação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).