Principais métodos de avaliação psicométrica da validade de instrumentos de medida
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3391Palabras clave:
Validade dos testes, Medidas, Métodos e teorias, Questionários, PsicometriaResumen
Introdução: É cada vez mais comum a publicação de estudos que demonstram a importância da adequadaavaliação psicométrica dos instrumentos de medida, como sendo um critério de boa qualidade doinstrumento, no que se refere às evidências de validade e confiabilidade. A validade de um instrumento demedida reúne um conjunto de evidências que comprovam que ele está de fato mensurando o constructo quesupostamente pretende medir. Este artigo tem o objetivo de apresentar os princípios básicos de avaliaçãopsicométrica da validade dos instrumentos de medida e os principais métodos estatísticos descritos naliteratura. Desenvolvimento: A pesquisa foi realizada a partir de publicações nas bases de dados Medline,LILACS e IBECS e também pelas descrições em livros da área. A análise dos estudos envolveu leiturade títulos, resumos e textos publicados nos últimos dez anos, e foram excluídos artigos duplicados ouque não respondiam ao objetivo desta revisão. As técnicas de avaliação da validade quantitativas quecompõem o modelo trinário (validade de constructo, validade de conteúdo e validade de critério), têm semostrado suficientes e satisfatórias na demonstração da validade de um instrumento. Conclusão: De ummodo geral, os autores concordam com os critérios fundamentais de avaliação da validade de um bominstrumento de medida. A validade de um instrumento de medida é um atributo psicométrico presenteem um bom instrumento e precisa ser contemplado nessas categorias de estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).