CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE ESTUDANTES ASSISTIDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFPA

Autores/as

  • Ana Carolina Santiago da Silva Universidade Federal do Pará
  • Amanda Menezes Medeiros Universidade do Estado do Pará
  • Dimitra Castelo Branco Universidade do Estado do Pará
  • Erick Ely Gomes de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Armando Brito Chermont Universidade Federal do Pará
  • Liliane Silva do Nascimento Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol16n55.4778

Palabras clave:

Assistência odontológica integral, assistência à saúde, assistência integral à saúde, políticas públicas de saúde, saúde bucal

Resumen

Introdução: A política de saúde estudantil contempla o cuidado integral e visa garantir melhores condições de saúde para a população universitária. Instituições públicas de ensino superior desenvolvem projetos de cuidado com a saúde de modo a favorecer a convivência e a aprendizagem dos estudantes. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a condição da saúde bucal dos estudantes assistidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Materiais e métodos: A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal do Pará por meio de análise da saúde bucal de usuários de projetos de atendimento odontológico. A amostra foi constituída de 250 estudantes dos cursos de graduação no campus de Belém. A coleta de dados foi feita por meio de exame clínico bucal e preenchimento de questionário; esses dados sofreram análise estatística a partir dos softwares BioEstat 5.0 e R 3.3.1. Resultados: O perfil desse estudante usuário do Pnaes é predominantemente de mulher, brasileira, solteira, sem filhos, que mora com os pais e possui renda familiar de até 3 salários mínimos; o CPO-D médio encontrado foi de 8,3; 74,4% dos avaliados apresentaram sangramento gengival, cálculo dentário e/ou bolsa periodontal, e 97,6% buscam hospitais públicos quando adoecem. Conclusão: A maioria dos estudantes apresentam algum tipo de incômodo relacionado aos dentes e/ou à boca, além de estarem insatisfeitos com sua condição de saúde bucal. A observação da saúde bucal desses estudantes permite que a instituição conheça o perfil dos usuários de projetos de assistência e elabore políticas internas voltadas para atender, de forma mais efetiva, seus estudantes em condição de vulnerabilidade.

 

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Santiago da Silva, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brasil.

Amanda Menezes Medeiros, Universidade do Estado do Pará

Universidade do Estado do Pará – Belém (PA), Brasil.

Dimitra Castelo Branco, Universidade do Estado do Pará

Universidade do Estado do Pará – Belém (PA), Brasil.

Erick Ely Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brasil.

Armando Brito Chermont, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brasil.

Liliane Silva do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brasil.

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Publicado

2018-04-13

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS