CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL DE ESTUDANTES ASSISTIDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFPA
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol16n55.4778Palabras clave:
Assistência odontológica integral, assistência à saúde, assistência integral à saúde, políticas públicas de saúde, saúde bucalResumen
Introdução: A política de saúde estudantil contempla o cuidado integral e visa garantir melhores condições de saúde para a população universitária. Instituições públicas de ensino superior desenvolvem projetos de cuidado com a saúde de modo a favorecer a convivência e a aprendizagem dos estudantes. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a condição da saúde bucal dos estudantes assistidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Materiais e métodos: A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal do Pará por meio de análise da saúde bucal de usuários de projetos de atendimento odontológico. A amostra foi constituída de 250 estudantes dos cursos de graduação no campus de Belém. A coleta de dados foi feita por meio de exame clínico bucal e preenchimento de questionário; esses dados sofreram análise estatística a partir dos softwares BioEstat 5.0 e R 3.3.1. Resultados: O perfil desse estudante usuário do Pnaes é predominantemente de mulher, brasileira, solteira, sem filhos, que mora com os pais e possui renda familiar de até 3 salários mínimos; o CPO-D médio encontrado foi de 8,3; 74,4% dos avaliados apresentaram sangramento gengival, cálculo dentário e/ou bolsa periodontal, e 97,6% buscam hospitais públicos quando adoecem. Conclusão: A maioria dos estudantes apresentam algum tipo de incômodo relacionado aos dentes e/ou à boca, além de estarem insatisfeitos com sua condição de saúde bucal. A observação da saúde bucal desses estudantes permite que a instituição conheça o perfil dos usuários de projetos de assistência e elabore políticas internas voltadas para atender, de forma mais efetiva, seus estudantes em condição de vulnerabilidade.
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