TRANSTORNOS MENTAIS NA PANDEMIA: avaliação da saúde mental de estudantes de medicina

Ansiedade e depressão em estudantes de medicina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol21.e20238800

Palabras clave:

Transtornos mentais, Educação médica, COVID-19

Resumen

Nos últimos anos houve um aumento considerável da prevalência de transtornos mentais, com destaque para estudantes de medicina. OBJETIVO: Com a pandemia do COVID-19 e as mudanças trazidas por ela, viu-se a necessidade de identificar a prevalência de sintomas de depressão e ansiedade em acadêmicos de medicina de uma universidade do Norte do Brazil durante esse período. MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional, descritivo, do tipo transversal, realizado com 240 estudantes de medicina, durante a segunda onda da pandemia do COVID-19. Foi aplicado um questionário validado, via Google Forms para avaliar e classificar sintomas de depressão e ansiedade. Foi utilizado o teste qui-quadrado para avaliar as correlações. RESULTADOS: a partir da aplicação do questionário, pôde-se observar que a em sua maioria os estudantes apresentavam ausência de sintomas de ansiedade e depressão, entretanto, entre os que apresentaram, 14,9% das mulheres apresentaram ansiedade severa. Foi visto que não houve associação significativa entre idade e presença de sintomas de transtorno mental e ainda, observou-se que sintomas de ansiedade e depressão foram mais relatados em alunos do primeiro, segundo e quarto ano. CONCLUSÃO: Conclui-se que os participantes da pesquisa apresentaram níveis leves de ansiedade e depressão, diferindo da maioria dos estudos científicos. Percebeu-se que houve maior prevalência de sintomas moderados a graves de ansiedade na população feminina e de depressão no sexo masculino. A idade média mais acometida foi de 23 anos, em alunos do primeiro e quarto ano.

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Biografía del autor/a

Giovana Silva Correa Reis, Universidade do Estado do Pará - UEPA - Belém - PA

 Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Belém, Pará, Brasil.

Andrícia de Jesus de Melo e Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA - Belém - PA

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Belém, Pará, Brasil.

Mainã Cristina Santos dos Santos, Universidade do Estado do Pará - UEPA - Belém - PA

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Belém, Pará, Brasil.

Andrea Marcela dos Santos Lopes, Universidade do Estado do Pará - UEPA - Belém - PA

Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Belém, Pará, Brasil.

Patrícia Regina Bastos Neder, Universidade do Estado do Pará - UEPA - Belém - PA

Docente da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Psicologia. Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

2024-01-16