CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE FISIOERAPIA : conhecimento dos alunos de fisioterapia sobre Lian Gong em 18 terapias

Conhecimento dos Alunos de Fisioterapia sobre Lian Gong em 18 Terapias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249665

Palabras clave:

Ensino, Lian Gong, PICS

Resumen

Introdução: Ao longo do tempo, a visão holística da saúde e doença, que considera o ser humano como uma unidade de corpo e mente, tem sido moldada por diversos fatores. O conceito multicausal abriu novas possibilidades para os profissionais de saúde. Em 2006, o SUS aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Incluindo a acupuntura e o Lian Gong em 18 Terapias, uma prática corporal que promove uma experiência ativa. Objetivos: Este estudo investigou o conhecimento dos alunos de fisioterapia sobre o Lian Gong em 18 Terapias como técnica viável para a prática profissional. Métodos: Foi realizada uma pesquisa com coleta de dados de grupos focais, composta por um moderador e um observador. As sessões foram gravadas em áudio e vídeo para posterior transcrição. A coleta de dados utilizou um questionário semiestruturado com 10 perguntas, aplicado a 50 alunos do último ano de fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Resultados: A análise mostrou que o conhecimento dos alunos sobre o Lian Gong é superficial. A prática não é amplamente conhecida ou utilizada. No entanto, o interesse e a curiosidade dos participantes indicam um potencial para maior divulgação e expansão dessa prática integrativa. Conclusão: A pesquisa revelou que o conhecimento dos alunos de fisioterapia sobre o Lian Gong em 18 Terapias é limitado. Apesar disso, o interesse demonstrado sugere um potencial significativo para a ampliação e maior divulgação dessa prática, indicando a necessidade de incluir mais informações sobre o Lian Gong nos currículos de fisioterapia.

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Biografía del autor/a

Reinaldo Gonçalves, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho com especialização em Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Acupuntura pela Escola de Terapias Orientais de São Paulo-Etosp. Atuação com atendimentos individuais e em empresas, voltados para o Bem-estar e Qualidade de Vida. Atuação como docente do Senac (unidades Santos e Osasco) nos cursos de formação técnica em Massoterapia e cursos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Atuação como docente no curso de Pós-graduação em acupuntura da Faculdade Inspirar (unidades São Paulo, São José dos Campos, Porto Velho e Salvador). Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS (Conceito CAPES 3) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/SP, com início em 2023.

Luisa Veras de Sandes-Guimarães, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Caetano do Sul -SP - Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB-2010). Realizou período de estudos na Université de Montréal entre agosto e dezembro de 2009, na área de Gestão de Informação Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação e especificamente na criação, gerenciamento e indexação de periódicos científicos. Terminou em fevereiro de 2013 o Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atuou por dois anos como assistente editorial para indexação na Coordenação de Revistas da FEA-USP. Doutorado em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) finalizado em 2020 com a tese sobre a temática do impacto da pesquisa interdisciplinar em políticas públicas. Finalizou estudos de pós-doutorado em Educação em 2021 no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), Cátedra de Educação Básica, onde realizou um estudo sobre interdisciplinaridade na formação de professores para educação básica. Atuou entre 2020 e 2022 como gestora de um programa de MBA online em parceria com a Coursera. Atualmente é professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) atuando nos programas de pós-graduação em Administração e em Inovação no Ensino Superior em Saúde.

Leandro Bueno Lima, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Caetano do Sul- SP - Brasil

Pós-doutorado em Ciências (Departamento de Fisiologia Humana - sub-área: Neuroendocrinologia e Neuroanatomia) pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado e Doutorado em Ciências (Departamento de Fisiologia Humana - sub-área: Neuroanatomia) pela Universidade de São Paulo (USP); Graduado em Fisioterapia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE); Professor Doutor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Matérias graduação: Anatomia Cabeça e Pescoço (Odontologia), Anatomia Humana, Neuroanatomia, Anatomia do aparelho locomotor (Em peças cadavéricas); Professor Titular na Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Matéria Anatomia Cabeça e Pescoço; Professor Doutor da Universidade Santo Amaro (UNISA), Matéria Anatomia Humana topográfica no curso de medicina (Em peças cadavéricas); Professor coordenador da liga de anatomia humana do curso de medicina da Universidade Santo Amaro; Experiência em dissecação em Cadáver Fresco Congelado (Fresh Frozen Cadavers) e estruturação de laboratório de Cadáver Fresco Congelado (Fresh Frozen Cadavers); Professor do Instituto Facial Harmony e European Face Institute (Especialização e mestrado em Harmonização Orofacial); Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA); Pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde (PPGES); Editor Assistente da Revista de Atenção a Saúde (RAS); Youtuber, vídeo aulas de Anatomia Humana (45 mil seguidores)

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Publicado

2024-12-18

Número

Sección

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde