Integrative Practices in Physiotherapy Education: Students Knowledge of Lian Gong in 18 Therapies

Physiotherapy Students' Knowledge of Lian Gong in 18 Therapies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249665

Keywords:

Education, Lian Gong, PICS

Abstract

Introduction: Over time, the holistic view of health and disease, which considers the human being as a unity of body and mind, has been shaped by various factors. The multicausal concept has opened new possibilities for health professionals. In 2006, the SUS approved the National Policy on Integrative and Complementary Practices. This includes acupuncture and Lian Gong in 18 Therapies, a body practice that promotes an active experience. Objectives: This study investigated the knowledge of physiotherapy students about Lian Gong in 18 Therapies as a viable technique for professional practice. Methods: A survey was conducted with data collection from focus groups, consisting of a moderator and an observer. The sessions were recorded in audio and video for subsequent transcription. Data collection used a semi-structured questionnaire with 10 questions, applied to 50 final-year physiotherapy students at the Municipal University of São Caetano do Sul. Results: The analysis showed that students' knowledge about Lian Gong is superficial. The practice is not widely known or used. However, the interest and curiosity of the participants indicate potential for greater dissemination and expansion of this integrative practice. Conclusion: The research revealed that physiotherapy students' knowledge about Lian Gong in 18 Therapies is limited. Nevertheless, the demonstrated interest suggests significant potential for the expansion and greater dissemination of this practice, indicating the need to include more information about Lian Gong in physiotherapy curricula

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Author Biographies

Reinaldo Gonçalves, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho com especialização em Fisioterapia nas Afecções da Coluna Vertebral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Acupuntura pela Escola de Terapias Orientais de São Paulo-Etosp. Atuação com atendimentos individuais e em empresas, voltados para o Bem-estar e Qualidade de Vida. Atuação como docente do Senac (unidades Santos e Osasco) nos cursos de formação técnica em Massoterapia e cursos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Atuação como docente no curso de Pós-graduação em acupuntura da Faculdade Inspirar (unidades São Paulo, São José dos Campos, Porto Velho e Salvador). Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS (Conceito CAPES 3) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/SP, com início em 2023.

Luisa Veras de Sandes-Guimarães, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Caetano do Sul -SP - Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB-2010). Realizou período de estudos na Université de Montréal entre agosto e dezembro de 2009, na área de Gestão de Informação Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação e especificamente na criação, gerenciamento e indexação de periódicos científicos. Terminou em fevereiro de 2013 o Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atuou por dois anos como assistente editorial para indexação na Coordenação de Revistas da FEA-USP. Doutorado em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) finalizado em 2020 com a tese sobre a temática do impacto da pesquisa interdisciplinar em políticas públicas. Finalizou estudos de pós-doutorado em Educação em 2021 no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), Cátedra de Educação Básica, onde realizou um estudo sobre interdisciplinaridade na formação de professores para educação básica. Atuou entre 2020 e 2022 como gestora de um programa de MBA online em parceria com a Coursera. Atualmente é professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) atuando nos programas de pós-graduação em Administração e em Inovação no Ensino Superior em Saúde.

Leandro Bueno Lima, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Caetano do Sul- SP - Brasil

Pós-doutorado em Ciências (Departamento de Fisiologia Humana - sub-área: Neuroendocrinologia e Neuroanatomia) pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado e Doutorado em Ciências (Departamento de Fisiologia Humana - sub-área: Neuroanatomia) pela Universidade de São Paulo (USP); Graduado em Fisioterapia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE); Professor Doutor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Matérias graduação: Anatomia Cabeça e Pescoço (Odontologia), Anatomia Humana, Neuroanatomia, Anatomia do aparelho locomotor (Em peças cadavéricas); Professor Titular na Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Matéria Anatomia Cabeça e Pescoço; Professor Doutor da Universidade Santo Amaro (UNISA), Matéria Anatomia Humana topográfica no curso de medicina (Em peças cadavéricas); Professor coordenador da liga de anatomia humana do curso de medicina da Universidade Santo Amaro; Experiência em dissecação em Cadáver Fresco Congelado (Fresh Frozen Cadavers) e estruturação de laboratório de Cadáver Fresco Congelado (Fresh Frozen Cadavers); Professor do Instituto Facial Harmony e European Face Institute (Especialização e mestrado em Harmonização Orofacial); Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA); Pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde (PPGES); Editor Assistente da Revista de Atenção a Saúde (RAS); Youtuber, vídeo aulas de Anatomia Humana (45 mil seguidores)

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Published

2024-12-18

Issue

Section

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde

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