Gestão do cuidado na estratégia saúde da família: revisão narrativa

Autores

  • Marinês Tambara Leite Universidade Federal de Santa Maria
  • Janaine Nardino Hospital Tacchini
  • Leila Mariza Hildebrandt Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriane Marinês dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Vianna Martins Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol14n48.3549

Palavras-chave:

Gestão em saúde, estratégia saúde da família, saúde pública, revisão.

Resumo

Introdução: A gestão envolve as práticas dos serviços de saúde e requer reflexões sobre novas abordagens na produção do cuidado, incluindo aquele realizado em Estratégias Saúde da Família (ESF). Objetivo: Analisar as publicações brasileiras relativas à gestão do cuidado na ESF, no período de 2006 a 2013. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa, a busca dos artigos ocorreu nos bancos de dados na Biblioteca Virtual de Saúde, refinando pelas fontes de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Literatura Internacional em Ciências da Saúde. Resultados: De 73 artigos encontrados, após a leitura dos resumos, 18 enquadraram-se nos critérios de inclusão e foram analisados segundo os preceitos da análise de conteúdo. As publicações demonstram a importância da gestão na ESF e apontam que os profissionais devem esforçar-se para atender as necessidades dos usuários e da comunidade, prestando serviço de qualidade e que gere satisfação. Conclusões: Os estudos mostram que há fragilidades no cuidado ofertado pela ESF e, assim, faz-se necessário desenvolver meios de aprimorar as ações e intervenções implementadas por ela. É atribuição dos gestores promover conhecimento e socialização de experiências, para o alcance de melhorias dos serviços de saúde e qualificação da gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. dra. em Gerontologia Biomédica. Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões. Tutora do grupo PET Enfermagem.

Janaine Nardino, Hospital Tacchini

Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde. Enfermeira Assistencial do Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde. Enfermeira Assistencial do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves/RS. E-mail: jana.enfer07@yahoo.com.br/RS. E-mail: jana.enfer07@yahoo.com.br

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Dra. em Ciências. Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Adriane Marinês dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva. Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Ricardo Vianna Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Psicólogo. Dr. Em Psicologia. Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões. E-mail: martan@smail.ufsm.br

Referências

Beck CL, Minuzi DO. Acolhimento como proposta de reorganização da assistência à saúde: uma análise bibliográfica. Saúde, Santa Maria. 2008;34(1-2):37-43.

Neves OJ, Meneghim MC, Pereira AC. Estratégia da Saúde da Família em Manaus: uma avaliação dos aspectos administrativos e operacionais. Odonto. 2012;20(39):99-109.

Luzardo AR, Pereira MF, Pereira J. Modelo de gestão do cuidado em Atenção Primária: reflexões sobre determinantes sociais da saúde do idoso. In: Pereira MF, Costa AM, Moritz GO, Bunn DA. Contribuições para a gestão do SUS. Florianópolis: Fundação Boiteux; 2013. 222p. (Gestão da Saúde Pública; v. 10).

Merhy EE. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: Merhy EE, Onocko R, (orgs.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec; 1997. p. 71-112.

Cecilio LCO. A morte de Ivan Ilitch, por Leo Tolstoy: elementos para se pensar a múltiplas dimensões da gestão do cuidado. Interface – Comunic Saúde Educ. 2009; 13(Supl.1):545-55.

Polit DF, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 7a ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2011.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2010.

Correia VR, Barros S, Colvero LA. Saúde mental na atenção básica: prática da equipe de saúde da família. Rev. esc. enferm. 2011;45(6):1501-6.

Waidman MAP, Costa B, Paiano M. Percepções e atuação do Agente Comunitário de Saúde em saúde mental. Rev Esc Enferm. 2012: 46(5):1170-77.

Seabra DC, Carvalho ACD, Foster AC. O Agente Comunitário de Saúde na visão da equipe mínima de Saúde. Rev. APS. 2008;11(3):226-43.

Brand CI, Antunes RM, Fontana RT. Satisfações e insatisfações no trabalho do agente comunitário de saúde. Cogitare enferm. 2010;15(1):40-7.

Munari DB, Melo TS, Oliveira MB, Barbosa CC, Queiroz ACCM, Araújo BFM. Capacitação de agentes comunitários de saúde para o cuidado em saúde mental na atenção básica: potencializando pessoas para cuidar de pessoas. Rev Tempus Actas Saúde Colet. 2010;4(1):115-23.

Martins JS, Garcia JF, Passos ABB. Estratégia saúde da família: população participativa, saúde ativa. Rev Enferm Integrada. 2008;1(1):sp.

Brasil. Ministério da Saúde. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência. Orientações para gestores e profissionais de saúde. Brasília; 2010.

Gonçalves RJ, Soares RA, Troll T, Cyrino EG. Ser médico no PSF: formação acadêmica, perspectivas e trabalho cotidiano. Rev bras educ med. 2009;33(3):382-92.

Marqui ABT, Jahn AC, Resta DG, Colomé ICS, Rosa N, Zanon T. Caracterização das equipes da Saúde da Família e de seu processo de trabalho. Rev Esc Enferm. 2010;44(4):956-61.

Roecker S, Lazzarotto EM, Dutra JU. Dificuldades encontradas por enfermeiros no gerenciamento de equipes de saúde da família no âmbito da 10° regional de saúde. In: 4° Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais; 2009 set 16-19; Cascavel: Unioeste; 2009.

Bôas LMFMV, Araújo MBS, Timóteo RPS. A prática gerencial do enfermeiro no PSF na perspectiva da sua ação pedagógica educativa: uma breve reflexão. Ciênc saúde coletiva. 2008;13(4):1355-60.

Medeiros FGC, Araújo-Souza GC, Albuquerque-Barbosa AA, Clara-Costa IC. Acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde: a satisfação do usuário em foco. Rev salud pública. 2010;12(3):402-13.

Nery AA, Carvalho CGR, Santos FPA, Nascimento MS, Rodrigues VP. Saúde da família: visão dos usuários. Rev enferm UERJ. 2011;19(3):397-402.

Santos SMS, Oliveira VAC, Oliveira RAC, Guimarães EAA. Estratégia saúde da família: qualidade da assistência sob a perspectiva da satisfação do usuário. Reme-Revista Mineira de Enfermagem. 2010;14(4):499-508.

Santos HT. Estratégia Saúde da Família: satisfação de usuários. [Dissertação de (Mestrado]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO