COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS CARDIOVASCULARES DE JOGADORES DE HANDEBOL: IMPLICAÇÕES NO TREINAMENTO DA MODALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1421Palavras-chave:
Educação Física. Treinamento Desportivo. Fisiologia do Exercício. Sistema Cardiovascular. Handebol.Resumo
Introdução: O handebol, enquanto modalidade intermitente, apresenta aos seus atletas durante os treinamentos ou competições diferentes situações nas quais são requisitados os metabolismos aeróbio (pela característica de manter a intensidade dos estímulos por longos períodos de tempo) e anaeróbio (presente nos sprints, arremessos e outras ações curtas de alta intensidade). Objetivo: avaliar, a partir de revisão bibliográfica, a importância e o comportamento das variáveis cardiovasculares em atletas de handebol e verificar as influências do treinamento físico sobre essas. Desenvolvimento: as exigências que recaem sobre o sistema cardiovascular trazem significativas alterações nas variáveis que indicam o trabalho de seus componentes, tais como a pressão arterial sistólica (PAS), a pressão arterial diastólica (PAD) e o duplo produto (DP). Conclusões: durante uma atividade dinâmica como o handebol, a PAS dos atletas tende a sofrer um incremento nos seus valores, enquanto a PAD tende a se manter no mesmo nível ou, ainda, tendendo a leves decréscimos. A interação entre os sistemas respiratório e cardiovascular aumenta a complexidade para o técnico ou preparador físico quando da elaboração e acompanhamento das sessões de treinamentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-27
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).