Uma revisão de três décadas do projeto misto-longitudinal de crescimento, desenvolvimento e aptidão física de Ilhabela
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n36.1902Keywords:
Estudo longitudinal, estudantes, crescimento e desenvolvimentoAbstract
Com o objetivo de estudar e acompanhar o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de escolares de baixo nível socioeconômico, em 1978 iniciava-se o Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento de Ilhabela. A amostra é composta por escolares residentes no município de Ilhabela, a partir de sete anos. Todos escolares são submetidos à bateria de testes e medidas proposta pelo CELAFISCS. As avaliações ocorrem duas vezes por ano com o propósito de analisar as variáveis de aptidão física. O projeto está completando 66 períodos ininterruptos de avaliação, sendo o mais extenso e profundo estudo levado avante em países em desenvolvimento. No total foram mais de 180 dias de avaliações na Ilhabela, mais de 3600 avaliados e mais de 16 mil avaliações. Objetivo: Realizar uma revisão dos trabalhos científicos originais desenvolvidos no Projeto Misto-Longitudinal de Ilhabela ao longo desses 33 anos de existência. Resultados: Em mais de 3 décadas, o projeto resultou em 104 trabalhos científicos, sendo 82 resumos, 19 artigos originais, 3 pontos de vista, além de uma tese de livre docência, duas teses de doutorado e duas dissertações de mestrado. Conclusão: O projeto parece ter contribuído significativamente com a comunidade científica, indicando que outros projetos misto-longitudinais devem ser incentivados. Fica nítida a relevante contribuição de um Projeto Misto-Longitudinal e suas aplicações no conhecimento dos temas abordados, configurando-se como uma abundante fonte de informações aos profissionais, sem, no entanto, ter a pretensão de considerar o tema totalmente explorado, fato que justifica a continuidade do projeto.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).