O PAPEL DO ENFERMEIRO NA MANUTENÇÃO DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS THE ROLE OF NURSES IN THE MAINTENANCE OF THE POTENTIAL ORGAN DONORS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n18.346Keywords:
morte encefálica, doação de órgãos, potencial doador de órgãos, enfermagem na doação de órgãos e transplantes.Abstract
Introdução: a relação do ser humano com a morte vem se transformando através dos séculos, tendo sido considerada como um acontecimento natural, inevitável e perfeitamente aceito. O transplante de órgãos é avaliado como o tratamento de eleição para várias doenças terminais que afetam os órgãos e, atualmente, o seu maior limitante é a escassez de doações. Esta escassez está relacionada a falhas de entendimento sobre a morte encefálica, identificação do potencial doador e manutenção fisiológica deste. Objetivos: apresentar as alterações fisiopatológicas e os sinais clínicos da morte encefálica e descrever a atuação do enfermeiro para a manutenção de um potencial doador de órgãos. Metodologia: constituiu-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Resultados: a morte encefálica é uma síndrome inflamatória que pode rapidamente produzir alterações deletérias nos órgãos dos potenciais doadores. O adequado conhecimento da complexa fisiopatologia que envolve a morte encefálica é de fundamental importância para que haja uma atuação eficiente por parte da equipe de saúde, especialmente do enfermeiro, na identificação e na manutenção do potencial doador, o que certamente contribui para o aumento de órgãos captados, além da redução das taxas de disfunção primária dos enxertos transplantados. Considerações finais: esse estudo ressaltou a importância da atuação do enfermeiro na identificação do potencial doador de órgãos e na manutenção fisiológica deste, bem como abordou os conhecimentos técnico-científicos das possíveis alterações fisiopatológicas resultantes da morte encefálica que devem fazer parte do saber desse profissional para o desempenho de sua prática assistencial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).