PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PARA AMAMENTAR: A DESARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO REALIZADA À BEIRA DO LEITO

Autores

  • Juliana da Silva Garcia Nascimento universidade de uberaba
  • Fabiana Cristina Pires Universidade de Uberaba
  • Larissa Andrade Pereira Universidade de Uberaba
  • Fernanda Cristina Moraes Borges universidade de uberaba
  • Thais Cristianne dos Santos Silva Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol15n54.4759

Palavras-chave:

Aleitamento materno, educação, período pós-parto

Resumo

Introdução: O leite materno é o primeiro alimento da criança e, portanto, é imprescindível a orientação educacional à beira-leito nesse âmbito. Objetivo: Compreender o processo de orientação necessário para amamentação da perspectiva dos enfermeiros e das mães. Métodos: Estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada gravada com quinze puérperas e quatro enfermeiros. Resultados: A percepção dos enfermeiros possibilitou identificar dois temas: o primeiro se refere às orientações realizadas para amamentar, a saber: o tempo em que o bebê deve permanecer mamando; a pega correta; o posicionamento correto; a necessidade de alternar a mama; o intervalo da mamada. As dificuldades envoltas nesse processo foram o segundo tema, configurando a falta de conhecimento e a insegurança da puérpera para amamentar; a necessidade de o enfermeiro apropriar-se da sua função de educador; a demanda de fortalecer o vínculo entre atenção primária e atenção terciária na saúde. A análise da percepção das puérperas também gerou dois temas: orientações recebidas beira-leito cujas referências corroboraram as realizadas pelos enfermeiros; contradições nas abordagens educacionais, evidenciando as diferentes formas de realizar as orientações pelos profissionais. Conclusões: Apesar de o processo de orientação realizado pelos enfermeiros configurar as mesmas instruções percebidas pelas puérperas, identificaram-se lacunas na educação realizada beira-leito quanto ao alinhamento da fala profissional, evidenciando a desarticulação do processo e dificultando a compreensão da puérpera, o que reforça ser necessária a adoção de protocolos.

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Biografia do Autor

Juliana da Silva Garcia Nascimento, universidade de uberaba

Enfermeira- Mestre- Docente no curso de graduação em enfermagem da universidade de uberaba.

Fabiana Cristina Pires, Universidade de Uberaba

Graduanda do curso de enfermagem da universidade de uberaba.

Larissa Andrade Pereira, Universidade de Uberaba

Enfermeira, preceptora de estagio no curso de graduação em enfermagem da universidade de uberaba

Fernanda Cristina Moraes Borges, universidade de uberaba

Enfermeira, preceptora de estagio no curso de graduação em enfermagem da universidade de uberaba

Thais Cristianne dos Santos Silva, Universidade de Uberaba

Academica do curso de graduação em enfermagem da universidade de uberaba

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS