PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE IDOSOS COM FRATURAS ATENDIDOS EM HOSPITAL DE EMERGÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1797Palabras clave:
FisioterapiaResumen
INTRODUÇÃO: Fraturas em idoso constituem importante causa de adoecimento, sendo um problema de saúde pública. OBJETIVOS: O estudo teve como objetivo analisar perfil epidemiológico de idosos em relação a fraturas atendidos em Parnaíba-PI. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo com coleta de dados de base documental. A população foi composta por 92 pacientes acima de 60 anos vítimas de fraturas. RESULTADOS: Verificou-se que, 35,9% eram homens, 64,1% mulheres, maioria na faixa etária entre 60 e 70 anos de idade. Observou-se que 18,4% apresentaram fratura exposta e 81,6% fechada. O rádio foi o local mais acometido pela fratura, 37,5%. Com relação à causa da lesão, constatou-se que 82,6% sofreram fratura por queda e 17,4% foram vítimas de acidente de trânsito. CONCLUSÕES: A fratura em idosos é um problema de saúde pública, causando hospitalizações nesta população exigindo ações preventivas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-03-27
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).