Estresse no Trabalho em Professores Universitários

Autores/as

  • Melissa de Carvalho Souza Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Centro de Ciências da Saúde e do Esporte- CEFID Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Camila da Cruz Ramos de Araujo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n35.1805

Palabras clave:

Educação Física

Resumen

O estudo descritivo de campo de corte transversal objetivou investigar o estresse no trabalho de professores universitários. A amostra por conveniência foi de 92 professores com média de idade de 47,1±9,2 anos, sendo 59,8% mulheres e 40,2% homens. Optou-se por um questionário autoaplicável. A maioria dos professores são doutores (58,7%), com carga horária semanal de 40 horas (85,4%), possuem dedicação integral (76,1%) e pertencem ao estrato econômico B (50%). São suficientemente ativos (54,4%), não sendo encontradas diferenças significativas entre os sexos. No nível de estresse no trabalho, as mulheres apresentaram maiores médias, havendo diferença significativa na demanda psicológica e somatório total da escala (p= 0,048 e 0,039). Pode-se constatar neste estudo que em geral, os professores possuem alto nível de estresse no trabalho, sobretudo indivíduos do sexo feminino.

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Biografía del autor/a

Melissa de Carvalho Souza, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduanda da 8ª fase do curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do Cefid/Udesc. Departamento de Educação Física da UDESC.

Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte- CEFID Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Motricidade Humana na área da Saúde e Condição Física na Faculdade de Motricidade Humana - FMH/UTL (2011). Atualmente é professora assistente do Departamento de Educação Física no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do Cefid/Udesc. Atua na área da Educação Física com ênfase em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente com meia idade e idosos.

Camila da Cruz Ramos de Araujo, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista de Extensão do Projeto Cognição e Motricidade coordenado pela Profª Dra. Sílvia Rosane Parcias. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do Cefid/Udesc.


Publicado

2013-05-14

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS

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