Concepção ampliada de atenção em saúde: desafios à prática interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n36.1867Palabras clave:
Atenção. Saúde. Cuidado. Interdisciplinaridade.Resumen
Introdução: A atenção integral é essencial para que exista resolutividade no cuidado em saúde. Sujeitos acometidos por um agravo neoplásico de cabeça e pescoço necessitam de cuidado amplo, práticas interdisciplinares auxiliam para a efetividade da atenção. Objetivos: Analisar a concepção de atenção em saúde sob a ótica de usuários acometidos por agravos neoplásicos de cabeça e pescoço. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em um Hospital Universitário localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos responderam as entrevistas semi-estruturadas com questões abertas. Resultados: O modelo de atenção dado aos usuários acometidos por agravos neoplásicos de cabeça e pescoço analisados é pautado no modelo médico hegemônico. Conclusões: Este trabalho aponta para a necessidade de uma reestruturação dos modos de fazer e pensar em saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).