Comparação dos níveis de flexibilidade entre idosas praticantes de ginástica localizada e hidroginástica
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3293Palabras clave:
Flexibilidade, Exercício, EnvelhecimentoResumen
Introdução: O exercício físico é um importante fator de promoção da saúde, imprescindível para umenvelhecimento saudável. Evidências sugerem que o envolvimento em programas de exercícios previne e/ou minimiza os efeitos deletérios do envelhecimento. Objetivo: Comparar os ganhos de flexibilidade entreidosas praticantes de ginástica localizada (GGL) e hidroginástica (GH). Método: A amostra foi compostapor 60 idosas, distribuídas aleatoriamente em três grupos: 20 idosas no GGL (65±3,15 anos); 20 idosasno GH (65±3,1 anos); e 20 idosas no grupo controle (GC) (65±3,01 anos). A avaliação da flexibilidadefoi feita por meio da mensuração da amplitude articular nos movimentos abdução de ombros (AbdO)e flexão de quadril (FQ), utilizando o método da goniometria. Resultado: No movimento AbdO, oGGL obteve 168,16±4,3º, o GH 166,74±4,32º e o grupo GNP obteve 136,84±17,79º, sendo GGLe GH significativamente maiores que GNP. Na FQ, o GGL obteve 79,26±3,72º, GH 80,21±4,59º eGC 87,63±2,52º; da mesma forma, GGL e GH obtiveram diferença significativa em relação ao GC.Conclusão: A prática regular dos dois tipos de ginástica pode promover ganhos de amplitude de idosasnas articulações estudadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).