Expectativas do estágio hospitalar para estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n48.3372Palabras clave:
expectativas, estágio clínico, enfermagem.Resumen
O primeiro estágio dos graduandos de enfermagem, no âmbito hospitalar, é um momento de muitos questionamentos, dúvidas e expectativas, apesar de terem conhecimentos teóricos e práticos suficientes para atuar junto aos pacientes. Conhecer as expectativas desses alunos pode auxiliá-los a vivenciar essa etapa de forma mais tranquila. Portanto, o objetivo deste estudo foi conhecer as expectativas dos alunos de uma disciplina do curso de enfermagem em relação ao seu primeiro estágio hospitalar. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com delineamento quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado com questões fechadas, e participaram do estudo 44 alunos. A análise dos resultados evidenciou que a maioria dos estudantes concentra-se na faixa etária de 20 a 29 anos (65,90%); é do sexo feminino (88,64%); sem experiência na área de enfermagem (75%); com expectativas de adquirir confiança (65,91%); ansiosos (61,36%); inseguros (45,45%). O percentual de graduandos de enfermagem ansiosos e inseguros em relação ao primeiro estágio é alto, o que pode ter reflexos negativos no desempenho desses alunos, havendo a necessidade de intervenções por parte dos docentes para minimizar esses problemas.
Descargas
Citas
Lima MJ. O que é enfermagem. São Paulo: Brasiliense; 2005.
Souza ML, Sartor VVB, Padilha MICS, Prado ML. O cuidado de enfermagem: uma aproximação teórica. Texto Contexto Enferm. 2005;14:266-70.
Valsecchi EASS, Nogueira MS. Comunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionado. Ciência, Cuidado e Saúde. 2002;1(1):137-43.
Bosquetti LS, Braga EM. Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular. Rev Esc Enferm USP. 2008;42(4):690-6.
Lúcio FD, Peres GRP, Ramin CSA, Souza DSB. Os sentimentos dos alunos do curso de graduação em enfermagem frente ao primeiro estágio. Brasília (DF): ABEn; 2005. [Acesso em 15 maio 2012]. Disponível em: http://www.bstorm.com.br/enfermagem/index-p2.php?cod=61668&popup=1
Andrade MN, Andrade FL. Estágio curricular: avaliação de experiência. Rev Bras Enferm. 1989;4:27-41.
Karino ME, Guariente MHDM. O aprendizado no primeiro estágio de enfermagem: a visão dos alunos. Arq Ciênc Saúde Unipar. 2001;5(1):33-9.
Spíndola T, Martins ERC, Francisco MTR. Enfermagem como opção: perfil de graduandos de duas instituições de ensino. Rev Bras Enferm. 2008;61(2):164-9.
Donati L, Alves MJ, Camelo SHH. O perfil do estudante ingressante no curso de graduação em enfermagem de uma faculdade privada. Rev Enferm UERJ. 2010;18(3):446-50.
Macedo AP. Os estágios dos estudantes de enfermagem enquanto actividade formativa em contexto hospitalar. Actas dos ateliers do V Congresso Português de Sociologia. Braga: Ed. Universidade do Minho; 2004.
Pereira CD. Expectativas dos acadêmicos de enfermagem relacionadas à primeira disciplina prática do curso de graduação em enfermagem [Mamografia]. Novo Hamburgo: Centro Universitário Feevale; 2008.
Carvalho et al. Administração de medicamentos: a vivência dos alunos em seu primeiro estágio. Acta Scientiarum. Health Sciences. 2003;25(1):13-8.
Carvalho R, Farah OGD, Galdeano LE. Níveis de ansiedade de alunos de graduação em enfermagem frente à primeira instrumentação cirúrgica. Rev Lat Am Enfermagem. 2004;12(6):918-23.
Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Ciência, Cuidado e Saúde. 2006;5:65-70.
De Domenico EBL, Ide CAC. Referências para o ensino de competências na enfermagem. Rev Bras Enferm. 2005;58(4):453-7.
Paranhos VD, Mendes MMR. Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem. Rev Lat Am Enfermagem. 2010;18(1):[07 telas].
Lucchese R, Barros S. Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura. Acta Paul Enferm. 2006;19(1):92-9.
Casate JC, Corrêa AK. Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde. Rev Esc Enferm USP. 2006;40(3):321-8.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).