VIVÊNCIAS DE PRECEPTORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA ACERCA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

Vivências de Educação Popular em Saúde na Atenção Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249597

Palabras clave:

Educação em Saúde, Preceptores, Atenção Primária à Saúde

Resumen

INTRODUÇÃO: A Educação Popular em Saúde (EPS) constitui uma prática voltada para criação de espaços de compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais e usuários, privilegiando as relações horizontais. OBJETIVO: analisar as vivências de profissionais preceptores atuantes na Atenção Básica sobre a prática de EPS. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório, com caráter transversal e natureza qualitativa, desenvolvido com 15 profissionais de diversas áreas, que atuam em uma cidade do interior de PE. A pesquisa foi aprovada pelo CEP sob parecer de número 5.820.014 e foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Estabeleceram-se três categorias: (1) Conceituando Educação Popular em Saúde; (2) Vivências de Educação Popular em Saúde e (3) Potencialidades e fragilidades para o desenvolvimento das ações. Os participantes referiram que a prática de EPS se revela como uma ferramenta significativa para a promoção e proteção da saúde, através do compartilhamento de conhecimentos entre profissionais e a comunidade, fortalecendo vínculos e possibilitando a oferta de um cuidado integral e resolutivo. Apesar dos benefícios, algumas dificuldades são encontradas na implementação dessa prática, como a ausência de interesse da comunidade, a falta de infraestrutura adequada e de apoio da Secretaria Municipal de Saúde. CONCLUSÕES: Os resultados dessa pesquisa permitiram uma compreensão mais aprofundada das práticas de EPS realizadas pelos participantes, além disso, forneceu informações que podem ser utilizadas para elaboração de materiais destinados a auxiliar os preceptores no planejamento e execução de ações embasadas na EPS. 

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Biografía del autor/a

Alaíde Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)- Programa de Mestrado em Educação para o Ensino na Área da Saúde, Recife- PE, Brasil

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Campina Grande, Cuité- PB, Brasil; Especialização em Atenção Básica/ Saúde da Família pela Residência Multiprofissional do Centro Universitário Tabosa de Almeida, Caruaru- PE, Brasil; Mestrado em Educação para o Ensino na Área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife- PE, Brasil; Docente e Coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Tabosa de Almeida. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9338522449702886

Suélem Lorena , Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)- Programa de Mestrado em Educação para o Ensino na Área da Saúde, Recife- PE, Brasil

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Católica de Pernambuco (aluna laureada), Recife- PE, Brasil; PHD em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira (IMIP), Recife- PE, Brasil; Doutora em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães / Fundação Oswaldo Cruz, Recife- PE, Brasil; Mestre em Ciências da Saúde pela UFPE, Recife- PE, Brasil; Especialista em Saúde Pública e em Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Atualmente é responsável pelo laboratório de recursos digitais e tutora do curso de graduação em fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS); Docente permanente e orientadora no Mestrado Profissional em Educação na área de Saúde da FPS. Desenvolve pesquisas em Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Tecnologia aplicada à saúde e Educação Médica.

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Publicado

2024-12-18

Número

Sección

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde