A capacidade para o trabalho da equipe de enfermagem inserida no ambiente hospitalar

Autores

  • Marcelly Santos Cossi Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Rejane Maria Paiva de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol13n43.2676

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do trabalhador, Enfermagem do trabalho.

Resumo

Introdução: Tendo em vista o desgastante trabalho desenvolvido pela equipe de enfermagem nos hospitais,torna-se essencial a avaliação da percepção desses trabalhadores sobre sua capacidade para o trabalho. Objetivo: O estudo tem por objetivo analisar os aspectos contextuais do índice de capacidade para otrabalho da equipe de enfermagem inserida no contexto hospitalar. Materiais e métodos: Utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, e os dados foram analisados segundo a análise contextual proposta por Hinds, Chaves e Cypress. Resultados: A maioria dos trabalhos científicos realizados entre os enfermeiros refere boa capacidade para o trabalho entre esses profissionais. Entretanto, ainda é considerável o número de trabalhadores que possui baixa ou moderada capacidade para o trabalho, sendo diversos os motivos organizacionais e pessoais responsáveis por essa realidade. Conclusões: Torna-se necessário conhecer a condição de saúde dos trabalhadores e engajá-los em discussões que busquem o desenvolvimento de programas voltados para a saúde do trabalhador.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelly Santos Cossi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com especialização em Enfermagem do Trabalho. Mestranda pelo programa de pós-graduação em enfermagem da UFRN (PGENF/UFRN).

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeiro. Especialista em Vigilância Sanitária. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Mestrado Acadêmico)/ Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem - UFRN.

Soraya Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Rejane Maria Paiva de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-16

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO