REAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.7692Palavras-chave:
experimentação, ensino de ciências, inclusão educacionalResumo
Inicialmente foi realizada uma pesquisa qualitativa documental, em que os dados foram os dois livros didáticos de química, da 1ª série do ensino médio, aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2018 e com maior adesão pelos professores da rede pública da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em ambos os livros é evidente a priorização do sentido visual para verificar a ocorrência de reações químicas. Para preencher a lacuna sobre a necessidade de recursos de apoio para o ensino de reações químicas a alunos com deficiência visual, o principal objetivo foi a elaboração de propostas de atividades experimentais tanto para esses alunos, como para videntes, possibilitando o uso dos sentidos perceptivos, além da visão. As propostas de experimentos abordam a especificidade do ensino de química, tratando do conceito de reações químicas, do fenômeno que caracteriza a ocorrência das transformações, e a sua representação.
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