REAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.7692

Palavras-chave:

experimentação, ensino de ciências, inclusão educacional

Resumo

Inicialmente foi realizada uma pesquisa qualitativa documental, em que os dados foram os dois livros didáticos de química, da 1ª série do ensino médio, aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2018 e com maior adesão pelos professores da rede pública da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em ambos os livros é evidente a priorização do sentido visual para verificar a ocorrência de reações químicas. Para preencher a lacuna sobre a necessidade de recursos de apoio para o ensino de reações químicas a alunos com deficiência visual, o principal objetivo foi a elaboração de propostas de atividades experimentais tanto para esses alunos, como para videntes, possibilitando o uso dos sentidos perceptivos, além da visão. As propostas de experimentos abordam a especificidade do ensino de química, tratando do conceito de reações químicas, do fenômeno que caracteriza a ocorrência das transformações, e a sua representação.

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Biografia do Autor

Juliane Cristina Molena, Centro Paula Souza

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos e Licenciatura em Pedagogia. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, campus Araras/SP. É professora de química em um colégio particular; em duas escolas técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Centro Paula Souza; e em uma escola Estadual da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo . 

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação Ciência e Tecnologia pela UNICAMP. Estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid. Professor Adjunto da UFSCar. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFSCar Campus Araras.

Luciana Maria Estevam Marques, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Maria Imaculada, especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UNESP de Marília e Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atualmente é professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu e professora polivalente no Colégio Pense em Mogi Guaçu- SP. É aluna da pós graduação da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras, no curso de Mestrado acadêmico em Educação Ciências e Matemática. 

Brena Santana Zanzarini Nahum, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2022-05-04