Indicadores de Saúde em Trabalhadores de Indústria de Plásticos
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n25.1032Keywords:
Trabalhadores, Percepção de Dor, Indicadores de Saúde.Abstract
Os benefícios da ginástica laboral são observados tanto para os trabalhadores como para as empresas. Desde a implantação no Brasil de programas de ginástica laboral diversos são os trabalhos científicos que buscam associar o tipo de atividade laboral e a qualidade de vida do trabalhador, o nível de atividade física, as alterações posturais, dentre outros fatores. Nesse sentido o objetivo do presente estudo foi verificar as características do risco da atividade laboral de trabalhadores de ambos os sexos de uma indústria de plásticos. Para a realização do presente estudos, foram avaliados 52 funcionários de ambos os sexos de uma empresa de plásticos. Os funcionários foram divididos pelas funções que executam na empresa, considerando os seis postos de trabalho: setor administrativo (SA); setor de injeção de plásticos (SI) para a confecção de produtos (copos, pratos); setor de impressão e colocação de filmes (SF) nos produtos plásticos; setor de embalagem manual dos produtos (SE) e setor de expedição (EX) e controle de estoque (CE). Os sujeitos da pesquisa foram avaliados pelo questionário diagnóstico do nível de atividade física, o estilo de vida em relação aos hábitos de fumar, beber, histórico familiar para o desenvolvimento de doenças crônicas e indicadores de qualidade de vida. Uma análise específica foi realizada pelo Diagrama de Dor de Nioshi. Todo o procedimento de avaliação foi realizado por avaliadores experientes, não havendo interferência no momento das respostas dos inquéritos. A análise dos dados foi conduzida pela estatística descritiva em valores médios e desvio padrão, além da freqüência de determinado comportamento. Os resultados encontrados apontaram para a prevalência de doenças crônicas entre os funcionários de diferentes setores, nível de atividade física próximo dos valores populacionais, percepção de dor em regiões que se associaram a função realizada na empresa. Considerando as limitações do presente estudos apontam para o impacto das funções laborais nas características de dor e outros indicativos de saúde em funcionários de empresa de plástico. Em função das características da prevalência de doenças crônicas, torna-se relevante apresentar na possibilidade de desconhecimento sobre os benefícios de uma vida ativa entre os funcionários, fato que poderia explicar a prevalência de doenças crônicas e hábitos na ingestão de álcool e uso do tabaco.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-02-02
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).