Cateter central de inserção periférica: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3358Palabras clave:
Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva, Cateteres, Obstrução do cateterResumen
Introdução: O Peripherally Inserted Central Venous Catheter (PICC) está entre os avanços tecnológicose terapêuticos em expansão na saúde. Ele apresenta a possibilidade de estabelecer terapia endovenosa deprolongada duração, com redução do número de punções e inserção na beira do leito por enfermeirohabilitado. Objetivo: Descrever o perfil predominante do paciente com uso do PICC, principaisdiagnósticos e especialidades médicas que fazem uso do cateter, condutas associadas, tempo médio depermanência e locais de inserção. Método: Revisão sistemática em banco de dados eletrônicos da LiteraturaLatino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde, Scientific Eletronic Library Online, Base de Dadosda Enfermagem e por meio do buscador Google Acadêmico. Resultados e Conclusões: Identificou-sea prevalência de indivíduos do sexo masculino, prematuros, baixo peso e com menos de 7 dias de vidano momento da inserção do PICC. As indicações foram administração de nutrição parenteral total,antibioticoterapia e medicações. Como complicações, o rompimento, obstrução, infecção, prematuridadee afecções respiratórias. A média de permanência do PICC foi 11,3 dias. De 19 estudos, 16 eram emneonatologia. As veias mais acessadas foram a basílica e cefálica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-02-16
Número
Sección
ARTIGOS DE REVISÃO
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).