Os efeitos do uso concomitante de cafeína e creatina nos exercícios físicos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3476Palabras clave:
Cafeína, Creatina, ExercícioResumen
Introdução: a creatina e a cafeína encontram-se entre as substâncias mais utilizadas como recursosergogênicos por aqueles que visam aumento da massa muscular, redução da gordura corporal e melhorano desempenho esportivo. Entretanto, pouco se sabe sobre os possíveis efeitos sinérgicos do consumoconcomitante dessas substâncias. Objetivo: buscar evidências na literatura científica sobre os possíveisefeitos da administração dessas substâncias em sujeitos submetidos a exercícios físicos. Método: buscanas bases de dados LILACS, PubMed e SciELO, utilizando-se os termos “creatine”, “caffeine”, “resistanceexercise” e “dietary supplementation”. Resultados: onze estudos foram selecionados para análise dosresultados, pois enquadravam-se nos critérios de inclusão. Destes, apenas cinco tratavam do uso exclusivode creatina associada a cafeína, e o restante, com outras substâncias comercializadas como suplementosalimentares. Os poucos estudos sobre o uso concomitante de creatina com cafeína se diferenciam bastantenos testes e protocolos de suplementação aplicados, tornando difícil evidenciar se o uso de tais substânciaspode realmente proporcionar efeitos benéficos aos seus consumidores. Conclusão: os resultados de trêsartigos evidenciaram um efeito anulador da cafeína sobre os efeitos ergogênicos da creatina, ao passo queos demais apresentaram evidências contraditórias sobre as variáveis analisadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).